Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Os norte americanos Tom Patterson e Steffanie Strathdee são cientistas da Universidade da Califórnia – San Diego e, entre conferências acadêmicas e viagens a passeio, já conheceram mais de 50 países juntos. No entanto, foi na última viagem – ao Egito, que o casal conheceu o verdadeiro valor da parceria que existe entre eles. Quando Tom começou a vomitar, ambos acharam que era uma intoxicação alimentar, quando na verdade ele havia contraído uma superbactéria resistente a antibióticos.
Determinada a salvar a vida do marido – que precisou entrar em coma induzido, a convicção da epidemiologista especializada em doenças infecciosas foi a chave para salvar este homem, já que os médicos estavam ficando sem alternativas para tirar a superbactéria de sua corrente sanguínea. Tudo começou quando o casal estava fazendo um passeio de barco noturno pelo rio Nilo e Tom começou a vomitar. Pouco tempo depois ele passou a sentir dores fortíssimas nas costas, e foi nesta hora que decidiram ir para o hospital.
Depois de uma tomografia, os médicos descobriram que ele tinha um abcesso do tamanho de uma bola de futebol no estômago. No dia seguinte, Patterson foi levado a Frankfurt – na Alemanha, onde uma série de outros exames confirmaram a superbactéria. Neste momento ele já havia começado a entrar em coma. Os médicos disseram: “Esta é a pior infecção do planeta. É uma infecção que fechou hospitais na Alemanha. Chama-se Acinetobacter Baumanni”.
Os médicos precisavam utilizar roupas especiais e o paciente foi colocado em isolamento total. Em 2017, a bactéria foi listada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, como uma das 3 superbactérias mais perigosas do mundo. Depois de estabilizar a saúde de Petterson, ele finalmente foi transferido para San Diego, onde os médicos possuem experiência em superbactérias, por ser uma área com muitos militares que viajam ao Oriente Médio.
Foi depois de um acidente com um dos drenos que tirava o líquido de seu abdômem, que a bactéria espalhou-se rapidamente pelo seu corpo, aumentando ainda mais o risco de morte. Steffanie então, decidiu pesquisar tratamentos alternativos na Biblioteca Nacional de Medicina. A resposta estava nos fagos – vírus que evoluíram naturalmente para atacar bactérias. Mas, para fazer um tratamento com eles, ela precisava da autorização da FDA – Federal Drug Administration, a agência norte americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos.
Felizmente, a agência aprovou e a cientista começou a pedir para especialistas do mundo inteiro que enviassem amostras de fagos. O mundo inteiro ofereceu ajuda, e dentro de 3 semanas, Steffanie com a ajuda de uma estudante de doutorado finalmente conseguiram desenvolver um coquetel de fagos. O primeiro coquetel foi injetado no abdômen de Patterson, e um segundo, ainda mais potente, diretamente em sua corrente sanguínea.
Três dias depois, Tom acordou do coma e hoje ele está totalmente curado. Depois de meses no hospital, ele precisou reaprender a engolir, a andar e a conversar. Ele foi a primeira pessoa na América do Norte a receber terapia fágica intravenosa para tratar uma infecção sistemática por superbactérias. Seu caso virou tese científica e foi apresentado no Instituto Pasteur – na França, em uma conferência que marcou o centésimo aniversário da descoberta dos bacteriófagos, em 1917.
Patterson e Steffanie se tornaram grandes entusiastas do tratamento e contaram a história no livro ‘The Perfect Predator’, que agora está sendo adaptado para o cinema. Desta história ficam algumas lições. Entre eles, a urgência para encontrar uma solução para a resistência aos antibióticos, um dos maiores desafios da medicina para este século, assim como a necessidade de discutir a terapia fágica na medicina convencional. No entanto, mais do que tudo, esta história nos mostra o poder da resiliência e de jamais entregar-se, mesmo quando tudo parece perdido.
Publicidade
O cérebro de pessoas idosas pode sim funcionar melhor do que o de jovens em certos aspectos. É o que indica uma...
Há 20 anos, o Observatório Chandra foi lançado no espaço. Para celebrar a data, a Nasa acaba de divulgar imagens...
Plantas podem alterar nossa consciência, auxiliar nosso sono e até servir como remédio, mas um homem decidiu...
O valor arqueológico do “Big John”, maior esqueleto do dinossauro tricerátops já encontrado, é incontestável:...
A má conduta profissional pode estar conectada à infidelidade no relacionamento. É o que indica um estudo recente...
Convidar alguém para caminhar junto e dividir o exercício físico com uma companhia pode não ser a melhor das ideias...
Segundo novas observações de astrônomos japoneses, a Terra está mais próxima do buraco negro da Via Láctea do que...
Um homem de 66 anos foi diagnosticado com amnésia global transitória depois de celebrar o aniversário de casamento....
Mais um meteoro explodiu na região Sul do país. Dessa vez, foi sobre a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai....