Ciência

Derretimento do gelo revela 5 novas ilhas no Ártico russo

por: Redação Hypeness

Cinco novas ilhas foram descobertas no Ártico russo. Depois de serem registradas pela primeira vez por imagens de satélite da marinha russa em 2016, a existência das ilhas foi confirmada durante uma expedição realizada nos meses de agosto e setembro deste ano.

Acredita-se que as porções de terra tenham surgido devido ao derretimento de gelo no ártico causado pelo aquecimento global. Um documento divulgado pelas Nações Unidas em setembro lembra que glaciares, neve, gelo e permafrost estão diminuindo no mundo e sua situação deve continuar se agravando. A previsão é de que os glaciares diminuam em 80% até 2100.

Foto CC BY-SA 4.0 Dmitrijshh

Nenhuma das cinco ilhas russas recebeu um nome ainda. A menor delas mede 900 metros quadrados, enquanto a maior chega a 54,5 mil metros quadrados, tamanho equivalente a 10 campos de futebol. Aves marinhas, ursos polares e morsas já povoam as suas costas.

O líder da expedição, Alexander Moiseyev, afirmou à CNN que as ilhas deveriam fazer parte da geleira principal  antes do derretimento. Elas ficam próximas ao glaciar Vylki, na costa do arquipélago Novaya Zemlya.

Entretanto, a descoberta não foi a única do gênero. Entre 2015 e 2018, mais de 30 novas ilhas, baías e cabos foram registrados na região e também próximas ao arquipélago de Franz Josef Land.

Publicidade

Foto em destaque CC BY-SA 4.0 Dmitrijshh


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Gripe espanhola: esnobada, pandemia parou o Rio, matou 50 milhões e o presidente