Ciência

Designer cria kit para autoteste de HIV feito de plástico reciclável

por: Vitor Paiva

O trabalho do inglês Hans Ramzan é a prova de que o design pode oferecer sentido muito mais amplo e profundo do que a funcionalidade ou a estética: o design pode salvar vidas. É o que faz o CATCH, um pequeno kit feito em plástico reciclado que permite que pessoas façam em si mesmas um teste de HIV. Portátil e de baixo custo, a criação do designer britânico é moldada para os países mais pobres, em desenvolvimento.

O CATCH não exige a visita a uma clínica para que o autoteste seja realizado, e o baixo custo do produto final permite que o kit seja produzido em massa.

O resultado é praticamente instantâneo, e funciona como em um teste comum de gravidez, através de linhas que surgem ou não em um pequeno visor. O desenvolvimento do CATCH deu a Hans os prêmios Design of the Year Award, INDEX Design to Improve Life Award e o NASA Create the Future Prize.

“Dois milhões e meio de pessoas são infectadas com HIV todos os anos”, explica o designer. “Esse dispositivo de baixo custo permite fácil extração de sangue com indivíduos que desejam verificar se eles têm HIV”, diz.

“Devido à infraestrutura limitada em muitos países em desenvolvimento, às vezes as pessoas podem morar a quilômetros de distância da estação de ajuda ou hospital mais próximo. O CATCH pode garantir que não essa seja uma viagem desperdiçada e permite um processo fácil de extração de sangue”, conclui Ramzan.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Caminhadas nos tornam mais felizes e inteligentes, diz neurocientista