Futuro

Dicionário Oxford elege ‘emergência climática’ a palavra do ano

por: Vitor Paiva

Anualmente o Dicionário Oxford escolhe a palavra ou expressão que considera a mais importante do período em questão, e que melhor significa o ano que passou – e, em 2019, entre tantos temas apocalípticos que tomaram conta dos noticiários e do imaginário internacional, nenhum outro foi mais importante e impactante para os editores do dicionário que a questão ambiental. É por isso que a “Palavra do Ano” de 2019 eleita pelo Oxford foi “Emergência Climática”.

De acordo com o banco de dados do dicionário britânico, a média de uso da expressão desde 2018 aumentou em mais de 100 vezes pelo público geral. “Este foi um ano fascinante para a palavra ‘clima’, e vemos isso especialmente na maneira como as pessoas que falam o inglês passaram a combiná-la com outras palavras”, afirmou Casper Grathwohl, presidente da empresa do Oxford, que publica o mais importante dicionário da língua inglesa desde 1884.

A utilização da expressão aumentou também pelo uso recorrente em artigos e pesquisas científicas em 2019 – e sua seleção se deu a partir de uma lista que incluía outras expressões ligadas ao tema, como “ação climática”, “crise climática”, extinção”, “eco-ansiedade”, “ecocídio” e “aquecimento global”.

“A palavra ‘clima’ tem sido fundamental para 2019 e aparece em várias frases importantes, mas a ’emergência climática’ se destaca por vários motivos. Estatisticamente falando, isso representa uma nova tendência para o uso da palavra ’emergência'”, afirmou a equipe do dicionário. Em 2018 a palavra escolhida foi “Tóxico”, enquanto em 2016, em uma das mais debatidas escolhas, a “Palavra do ano” foi “Pós-verdade”. A escolha se dá a partir de um juri, que escolhe o termo segundo seu “potencial duradouro” e sua “significância cultural”.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tsunami no Alasca é efeito de mudança climática e pode ameaçar o Ártico e o planeta