Diversidade

Disney vai colocar alerta de preconceito em cenas de filmes clássicos

por: Gabriela Glette

A plataforma de streaming Disney+, que já estreou em alguns países no mês de novembro, está decidida a tomar conta do mercado. Em todos os filmes e séries disponíveis na plataforma, a empresa está colocando alerta de cenas preconceituosas, explicando aos seus clientes que as produções seguem os padrões da época em que eles foram produzidos.

alerta preconceito disney 1

‘A Branca de Neve e os Sete Anões’ foi o primeiro filme lançado da empresa norte americana – em 1937. Há quase 1 século, precisamos concordar que os padrõs eram outros, e que quase não se falava em preconceito, racismo, e muito menos, feminismo. Um dos filmes que já ganhou sinal de alerta foi ‘A Dama e o Vagabundo’, recebendo a seguinte mensagem: “Este programa é apresentado como criado originalmente. Ele pode conter representações culturais desatualizadas”.

alerta preconceito disney 2

Isso porque, determinadas falas ou caracterizações de personagens eram consideradas normais em determinado período, mas atualmente são inaceitáveis para sociedade. E, tudo o que a empresa não quer, é desagradar seus consumidores e ser acusada de, no mínimo, desajustada.

alerta preconceito disney 3

Outro filme que recebeu sinal de alerta foi ‘Dumbo’, em algumas cenas com um personagem chamado Jim, que lidera um grupo de corvos. Apesar de ter feito sucesso no século XIX, hoje as pessoas têm consciência que suas piadas são racistas e preconceituosas.

alerta preconceito disney 4

Além disto, algumas produções antigas ficarão totalmente de fora do Disney+. Algumas, por apresentarem conteúdo inapropriado, mas outras porque alguns escândalos estiveram presentes na época em que foram produzidas. É o caso, por exemplo, do musical ‘Song of the South’, que mostrava um relacionamento entre escravo e mestre, o classificando como “idílico”.

alerta preconceito disney 5

Outra produção que não entrou no catálogo foi o programa ‘The Devil and Max Devlin’, sucesso em 1981, que teve como grande estrela Bill Cosby. Na época, o humorista acabou sendo preso por ter cometido agressão sexual.

The Devil and Max Devlin 6

A plataforma já possui quase 500 filmes e mais de 7500 episódios de TV da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, dentre outros conteúdos de entretenimento.

Publicidade

Fotos: reprodução


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Camila Pitanga beija namorada em público e os homofóbicos que lutem