Arte

Em meio ao debate sobre censura, filme de Marighella é exibido na Globo

por: Karol Gomes

O filme ‘Marighella’, adaptado do livro ‘Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo’, de Mário Magalhães, e dirigido por Wagner Moura, conta a história do ex-deputado e guerrilheiro comunista Marighella, interpretado por Seu Jorge.

A produção vai virar série na Globo em 2020. O longa deveria chegar aos cinemas brasileiros em novembro, mas teve sua estreia cancelada após atrito entre a produtora do filme e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), que que tem sido alvo de polêmica reestruturação, cortes e vetos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

O longa já havia sido exibido em festivais internacionais como o ‘Festival de Berlim’ e recebeu elogios da crítica especializada. Em agosto, a O2 Filmes teve dois pedidos de recurso negados para a comercialização de ‘Marighella’. A decisão foi tomada por unanimidade pela diretoria da Ancine. Um dos pedidos negados foi o requerimento do ressarcimento de despesas de mais de R$ 1 milhão, pagas com dinheiro da produtora. Já o segundo questionava se a verba para comercialização do filme poderia ser adiantada. 

Cena de ‘Marighella’, que vai virar série na Globo

A negação de recursos foi comemorada por Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente, pelo Twitter. Na publicação, ele disse que a película teria sido aprovada em outros tempos, mas não atualmente. Na época, a declaração do político gerou debates nas redes sobre censura, já que o governo atual havia agido para impedir a exibição de um comercial do Banco do Brasil considerado “fora da linha do Presidente”.

– Reação à censura dispara venda de livros da Bienal que cresce 60% em relação a 2017

Logo depois desse primeiro embate, em setembro, a produtora O2, corresponsável pela obra ao lado da Globo Filmes, anunciou que não conseguiu cumprir com os trâmites exigidos pela Ancine e cancelou a estreia brasileira. 

A solução da Globo Filmes seria então exibir o filme em forma de série, dividido em quatro partes. Contudo, a assessoria de comunicação da Rede Globo de Televisão não confirmou estes planos para a sua programação. Confira o trailer de Marighella.

Publicidade

Foto: Divulgação


Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pinacoteca recebe exposição com obras inéditas de OSGemeos