Ciência

Emergência climática é decretada por mais de 11 mil cientistas em novo relatório

por: Redação Hypeness

Estudo realizado por mais de 11 mil cientistas traz novo alerta a respeito das mudanças climáticas que estão afetando todo o planeta. O trabalho foi realizado em 153 países e traz, pela primeira vez, o apoio formal à classificação de ‘emergência’ da mudança do clima.

O trabalho ‘Alerta dos Cientistas Mundiais sobre a Emergência Climática’ foi publicado pela revista Bioscience e expõe de maneira clara os desafios para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa. O material aponta as tendências humanas que, em conjunto, elevam as emissões, além de traçar objetivos de política pública que devem ser atingidos para melhorar esse cenário.

– 600 youturbers se comprometem a plantar 20 mil árvores contra mudanças climáticas

Gases que causam efeito estufa

“Os cientistas têm a obrigação moral de alertar claramente a humanidade sobre qualquer ameaça catastrófica e de ‘dizer como é’. Com base nessa obrigação e nos indicadores gráficos apresentados, declaramos, com mais de 11.000 signatários cientistas de todo o mundo, clara e inequivocamente que o planeta Terra está enfrentando uma emergência climática”, dizem os pesquisadores no artigo.

“As emissões de gases de efeito estufa (GEE) ainda estão aumentando rapidamente, com efeitos cada vez mais prejudiciais ao clima da Terra. É necessário um imenso aumento de escala nos esforços para conservar nossa biosfera, a fim de evitar sofrimentos incalculáveis devido à crise climática”, complementam.

– Quem é Greta Thunberg e qual a sua importância para o futuro da humanidade

Apesar das discussões sobre a mudança climática girarem em torno do aumento da temperatura na Terra, os cientistas afirmam que é preciso considerar outras variáveis, como aumento da população mundial, de gado, o produto interno bruto mundial, o consumo de combustíveis fósseis, emissões de CO2 per capita e outros.

“Para garantir um futuro sustentável, devemos mudar nossos modos de vida”, sentenciam os especialistas.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Preguiçosos, uni-vos! Cientistas dizem que ócio faz bem à saúde