Criatividade

Entenda do que é feita a sobremesa mais leve do mundo que pesa apenas 1 grama

por: Gabriela Glette

Hoje as pessoas são muito mais conscientes em relação à alimentação do que há poucos anos. No entanto, é preciso admitir que quando o desejo de comer um doce bate, é difícil pensar em outra coisa. Para aqueles que querem adoçar a boca sem engordar, o estúdio de design de alimentos do Reino Unido Bompas & Parr acaba de criar a sobremesa mais leve do mundo. É impressionante, mas ela pesa apenas 1 grama.

sobremesa mais leve do mundo 2

A criação foi resultado de um trabalho conjunto, feito pelos especialistas Sam Bompas e Harry Parr. A ideia de criar a ‘sobremesa mais leve do mundo’ foi colocada em prática no laboratório Aerogelex em Hamburgo – Alemanha.

A sobremesa é feita em aerogel, um material fabricado na década de 1930 pelo químico americano Samuel Kistler, depois que ele descobriu uma maneira de substituir o elemento líquido do gel pelo gás. Desta maneira, o material possui a “matriz interna” do gel – composta de 95 a 99,8% de ar, proporcionando a extrema leveza pela qual é conhecido.

sobremesa mais leve do mundo 3

Apelidada de uma sobremesa “com gosto de céu”, o doce é na verdade um merengue, porém sem as calorias que o tradicional costuma ter. A partir de um procedimento ultra tecnológico, o laboratório utilizou proteínas globulares encontradas nas claras dos ovos (conhecidas como albuminóides) para formá-lo.

sobremesa mais leve do mundo 4

A criação foi testada pela primeira vez na Arábia Saudita, durante um evento de criatividade que aconteceu em outubro deste ano.

Como a sobremesa foi feita?

O líquido da substância em gel foi substituído por dióxido de carbono líquido, que depois se transformou em estado gasoso em um procedimento conhecido como secagem supercrítica.

sobremesa mais leve do mundo 5

Finalmente, o gás foi removido através de um sistema de ventilação, deixando para trás o exterior da substância do gel. O resultado é um produto que contém 96% de ar e pesa apenas 1 grama, tornando-o a “sobremesa mais leve do mundo”. Apesar de toda a tecnologia envolvida, será que esta sobremesa realmente nos deixa satisfeitos?

Publicidade

Fotos: Bompas & Parr


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher usa roupas que namorado não gosta e publica suas reações