Inovação

Esta mulher criou um verdadeiro dossiê fotográfico da bagunça do marido

por: Gabriela Glette

Você já deve ter reparado que as mulheres, em geral, costumam estar muito mais cansadas que seus companheiros. E, a verdade é que aquele papo de que as mulheres são controladoras e assumem mais responsabilidades por que querem, simplesmente não cabe mais. A verdade é que as mulheres estão mais cansadas, porque elas geralmente têm jornada dupla de trabalho. Isto quer dizer que, quando o casal chega em casa depois de um dia exaustivo no escritório, as mulheres continuam a trabalhar, enquanto boa parte dos homens relaxam. Não podemos generalizar, mas sabemos que, infelizmente, isto acontece em boa parte do mundo. Por isto, cansada de tentar conversar, esta japonesa criou uma página no Instagram ‘denunciando’ toda a bagunça de seu marido.

página instagram bagunça marido 1

A página, chamada Gomi Sutero‘ (‘Jogue fora seu lixo’) já possui mais de 600 mil seguidores, que acabam compartilhando nos comentários situações parecidas que vivem em suas casas. Meias jogadas no chão, rolos de papel higiênico sendo usados como suporte para o barbeador e pratos vazios guardados na geladeira, fazem parte da rotina desta e de outras milhares de mulheres. Se os japoneses são conhecidos pela ordem e limpeza de suas casas, a página também ajuda a quebrar este estereótipo.

página instagram bagunça marido 2

Por outro lado, ao tratar de um assunto polêmico com bom humor, esta japonesa nos ensina que existem diversas maneiras de reverter esta situação. O que não podemos é continuar a viver neste modelo de parceria completamente desequilibrado, onde a mulher faz muito mais do que seus parceiros. Que o casamento é uma arte, isto nós já sabemos, mas tudo tem limite, não é mesmo?

página instagram bagunça marido 3

Dupla jornada de trabalho

De acordo com uma pesquisa divulgada no início do ano pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a jornada semanal das mulheres dura em média 3,1 horas a mais do que a dos homens, já que ao chegar em casa mais trabalho ainda espera por elas.

página instagram bagunça marido 4

Uma outra pesquisa, realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) mostrou que a dupla jornada afeta quase duas vezes mais o gênero feminino. No Brasil, o impacto é ainda maior: elas são 2,4 vezes mais propensas a realizar as tarefas da casa que os homens na mesma condição. A questão é reflexo de um machismo estrutural, e acaba tendo consequências diretas nas carreiras destas mulheres. Está mais do que na hora dos homens se conscientizarem que as mulheres não querem mais ter este papel.

Publicidade

Fotos: Instagram


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente