Fotografia

Estas são as melhores fotografias da natureza em 2019 em concurso holandês

17 • 11 • 2019 às 17:51
Atualizada em 17 • 12 • 2019 às 17:51
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A natureza é uma das grandes matérias primas para a criação artística, e se muitas vezes é dela que vem para o artista a inspiração, outras vezes é a própria natureza a obra de arte, deixando ao artista o encargo de simplesmente registrar da melhor maneira seu espetáculo. É esse espetáculo que o concurso anual Nature Photographer of the Year celebra: as melhores fotografias de natureza do ano – e os resultados de 2019 foram enfim revelados e comemorados.

Foram 14 mil fotografias de 73 diferentes países inscritas, em um concurso dividido em diversas categorias, entre elas Mamíferos, Plantas e fungos, Paisagens, Subaquático, Pássaros, Outros animais, Arte da natureza, Ser humano e natureza, Preto e branco, e mais. Os vencedores de cada categoria então disputaram o Grande Prêmio: além do prestigioso título de Nature Photographer of the Year 2019, o valor de 3 mil libras. Já em seu quarto ano, a premiação é ligada a ONG holandesa Nature Talks, responsável por diversos projetos de conservação. A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu nos últimos dias 14 e 15 de novembro no Nature Talks Photo Festival, na Holanda, e as inscrições para o concurso do ano que vem acontecerão em breve – a partir do dia 15 de dezembro.

Fotografia do ano (e categoria Preto e Branco)

“Jump”, de Csaba Daróczi (Hungria)

Categoria “Juventude”

“Symphony n°5”, de Giacomo Redaelli (Itália)

Categoria “O Homem e a Natureza”

“Lonely”, de Luke Massey (Espanha)

Categoria “Natureza e Arte”

“Happiness grows in trees”, de Simone Baumeister (Alemanha)

Categoria “Subaquático”

“Up in the air”, de Alexey Zozulya (Rússia)

Categoria “Paisagem”

“A stormy day”, de Ales Krivec (Eslovênia)

Categoria “Plantas e fungos”

“The Fallen Idol III”, de David Frutos Egea (Espanha)

Categoria “Outros Animais”

“Golden Rain”, de Norbert Kaszás (Hungria)

Categoria “Mamíferos”

“Under the snow”, de Stefano Quirini (Itália)

Categoria “Pássaros”

“Greeting the sun”, de Peter Cech (República Checa)

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Canais Especiais Hypeness