Roteiro Hypeness

Presidente Figueiredo: cachoeiras, cavernas e sabores amazônicos pertinho de Manaus

por: João Vieira

O estado do Amazonas é o segundo do Brasil entre as unidades federativas com menor densidade demográfica. Com uma área de 1.559.146 km², a região tem pouco mais de 4 milhões de habitantes, sendo que praticamente metade encontra-se na capital Manaus.

Assim, o estado que abriga a maior parte da floresta mais importante do mundo, sofre com infraestruturas precárias e condições de desenvolvimento humano abaixo da média quando olhamos para fora da microrregião manauara. Ao mesmo tempo, a preservação de boa parte do Amazonas possibilita a existência de lugares como esse do qual vamos falar agora.

Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo fica na região metropolitana de Manaus, a maior do Norte, apesar de estar pouco mais de 2 horas de estrada distante da capital. O município foi fundado em 10 de dezembro de 1981, tendo apenas 37 anos, jovem como boa parte das unidades de compõem o Amazonas.

O nome da cidade é em homenagem a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da província do Amazonas. Inicialmente, a ideia era homenagear o general João Figueiredo, presidente do Brasil na época da fundação, durante a Ditadura Militar, mas ele rejeitou a referência.

Caverna do Maroaga 

Um dos pontos de contato com a vegetação da Floresta Amazônica mais famosos do passeio pelo município é a trilha para a Caverna do Maroaga. São 2,5 km (contando ida e volta) de caminhada por um trecho relativamente tranquilo, porém com diversos aclives e declives. No trajeto, é possível ter contato com toda a biodiversidade da região, que se mistura com a história local.

A entrada para a Caverna do Maroaga e a Gruta da Judeia fica no caminho para Presidente Figueiredo, na região da comunidade Maraoga

 

A trilha para a caverna passa por dentro da Floresta Amazônica

Ao chegar na caverna, o visitante se depara com uma entrada banhada por uma queda d’água de aproximadamente 30 metros que, a levar em consideração o volume de chuva na época, pode formar uma cachoeira ótima para se refrescar. Dentro da Maroaga, 400 metros são liberados para apreciação do turista, que precisa estar acompanhado por um guia devidamente equipado com os instrumentos de segurança, como lanterna e máscara para evitar qualquer tipo de contaminação. A extensão do local está repleta de morcegos, mas pode ficar tranquilo que eles só comem fruta mesmo.

A entrada da Caverna do Maraoga

Gruta da Judeia 

Bem próxima da Caverna do Maroaga está a Gruta da Judeia. A trilha entre um ponto e outro contorna um paredão rochoso imponente e cheio de marcas de população que estiveram por ali no passado. A variedade de plantas, árvores e flores de diferentes tons dá o toque encantador para o trajeto, que dura entre 15 e 20 minutos a depender do ritmo do grupo.

Entre a Caverna do Maraoga e a Gruta da Judeia tem mais uma trilha

Logo na chegada, o visitante é impactado por uma vista que inclui o paredão rochoso com várias grutas acopladas, cipós pendurados e uma queda d’água que se forma a partir de uma fissura entre as rochas, formando uma piscina natural no solo. A cor dourada e levemente turva é um convite para o banho. A piscina é bem rasa, então não dá pra nadar muito, o propósito é se refrescar mesmo.

A entrada da Gruta da Judeia

Cachoeiras 

Presidente Figueiredo não é conhecida como a terra das cachoeiras por acaso. São mais de 100 opções para banho na região do município, sendo a mais famosa delas a Cachoeira da Iracema. Para chegar até ela, é necessário sair da cidade e seguir viagem pela BR 174, que liga Manaus à Boa Vista (RR) e à divisa do Brasil com a Venezuela. Entre o centro de Presidente Figueiredo e a entrada da cachoeira são cerca de 15 minutos de carro, isso sem chuva, já que a estrada de terra para chegar na atração pode virar uma lama traiçoeira nesses casos.

O local conta com um espaço para estacionamento e, em seguida, o visitante segue por uma breve trilha que o leva até a área para banho, mas também para o topo da cachoeira e algumas pequenas grutas pela região.

A Cachoeira de Iracema é a mais famosa de Presidente Figueiredo

O topo da Cachoeira da Iracema

A riqueza natural da Cachoeira da Iracema impressiona

A Cachoeira da Iracema é famosa por, entre outros acontecimentos, ter sediado gravações da novela Além do Horizonte, da Globo, exibida entre 2013 e 2014.

O que comer em Presidente Figueiredo? 

Assim como em Manaus e no restante do Amazonas, Presidente Figueiredo tem a culinária toda baseada em alimentos oferecidos pela biodiversidade privilegiada do estado que abriga a maior parte da Amazônia. Uma das opções que saem um pouco do tradicional é dar uma parada no Café Regional Priscila, que está espalhado por diversos municípios do Amazonas, como Rio Preto da Eva e a própria capital.

Por lá, é possível encontrar opções mais leves, como tapioca recheada com tucumã, que é uma das frutas típicas da região e tem um gosto bastante neutro e, digamos, específico. Dá pra escolher o recheio com ou sem queijo, mas eu pessoalmente recomendo a primeira opção.

Tapioca com tucumã e queijo coalho

Recomendações 

É sempre importante frisar que os passeios de exploração pela Amazônia, mesmo estes mais populares, só são permitidos com auxílio de guia turístico, por isso, especialmente para turistas de fora do Amazonas, é sempre bom acionar alguma agência de turismo local que oferece boas dicas ou programações fechadas. É importante também levar repelente e se hidratar bastante, especialmente em setembro, mês mais quente do verão amazônico e quando a umidade relativa do ar pode passar dos 90%. De resto, é só curtir e aproveitar esse passeio por uma das regiões mais belas do mundo.

Publicidade

Fotos: João Vieira/Hypeness e Divulgação


João Vieira
Com seis anos de jornalismo, João Vieira acredita na profissão como uma ótima oportunidade de contar histórias. Entrou nessa brincadeira para dar visibilidade ao povo negro e qualquer outro que represente a democracia nos espaços de poder. Mas é importante ressaltar que tem paixão semelhante pela fofoca e entretenimento do mais baixo clero popular.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Eles cruzaram o Atlântico a bordo de um carro flutuante em 119 dias nos anos 1990