Inspiração

Família de Gugu lê carta em primeira pessoa antes de retirada de órgãos: ‘Vivi minha jornada’

por: Yuri Ferreira

O Brasil inteiro se chocou com a morte inesperada do apresentador Augusto Liberato, o Gugu, de 60 anos, que aconteceu na semana passada em Orlando, na Flórida. Entretanto, um dos desdobramentos mais importantes dessa história não tem recebido a atenção que merece, a iniciativa do apresentador de doar todos os seus órgãos.

Graças a um pedido do próprio comunicador, a família decidiu tomar a decisão. A cirurgia para a retirada dos órgãos durou cerca de seis horas e foi o principal motivo para marcação da data do velório e sepultamento do ícone da televisão brasileira.

– Modelo Nara Almeida perde batalha para câncer e família autoriza doação de órgãos

Gugu fez a doação completa de seus órgãos e tecidos

Ao receber a confirmação da notícia do falecimento, a família de Gugu rezou e leu uma carta, escrita em primeira pessoas, antes do início do procedimento de retirada dos órgãos. Confira a íntegra no final da matéria.

“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais, Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade”, diz um trecho.

O documento demonstra a religiosidade de Gugu, que foi inclusive batizado pelo Padre Marcelo Rossi.

“Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver”.

Doação de órgãos

A atitude do apresentador de doar seus órgãos é louvável e pode inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Se você deseja seguir os passos de Augusto Liberato e também ajudar o próximo com seu corpo, é muito importante comunicar sua família do fato. Somente os familiares do falecido podem autorizar a doação de órgãos.

– Lei que torna todos os maiores de 18 anos doadores de órgãos gera polêmica na Islândia

Os órgãos de Gugu vão beneficiar 50 pessoas nos EUA

Esse é o principal passo para a doação de órgãos. O procedimento é muito importante e um doador de órgãos pode ajudar mais de 20 pessoas com sua colaboração – Gugu vai salvar a vida de 50.

O Brasil é um dos países que menos doa órgãos no mundo. Para se ter uma ideia, segundo informações da ADOTE (Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos), 15 a cada 1 milhão de pessoas fazem a doação ao fim da vida. Na Espanha, referência para o número, a taxa é de 40 a cada milhão.

– Esta menina de 13 anos ajudou um recorde de 8 pessoas a se manterem vivas ao doar seus órgãos

Detalhes do velório

O corpo de Gugu chegará no Brasil nessa quinta (27), após ser liberado pela funerária de Orlando. Ele chegará por Viracopos e seguirá em esquema especial montado pela Receita Federal para o velório, que será realizado a partir do meio dia na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na região do Parque do Ibirapuera. O velório será encerrado às 10h da manhã na sexta-feira.

Depois, o corpo do apresentador será levado para o sepultamento do Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, na zona sul da capital paulista. Gugu será sepultado no jazigo de sua família.

Gugu com a família

Gugu faleceu após um grave acidente em sua casa na Flórida. Ele caiu de uma altura de 4 metros e bateu a cabeça em um móvel. Os boatos da morte eclodiram na internet e o falecimento foi confirmada na sexta-feira (22).

Leia a carta da família de Gugu: 

“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais, Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade

Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.

Aos meus familiares eu agradeço por terem realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.

Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz.

Gugu

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Instagram/foto 2: Reprodução/Record TV/foto 3: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Recém-nascida sorri ao reconhecer voz do pai e foto viraliza