Design

Formigão: a picape raíz dos anos 1970 que faz a Tesla Cybertruck de Elon Musk comer poeira

por: Gabriela Glette

“Uma picape de linhas pouco convencionais que impressiona pelo conforto e resistência”. Foi exatamente com esta frase que o ‘Formigão’ – picape brasileira foi apresentado em 1978. Lançado 43 anos antes da polêmica Tesla Cybertruck, de Elon Musk, é impossível ficar indiferente ao comparar fotos dos dois modelos. As linhas retilíneas, que renderam milhares de comentários negativos no lançamento da picape de Elon Musk, parecem ter inspiração no passado. Mais especificamente, no Renha Formigão, modelo nacional dos anos 1970.

picape brasileira formigão 3

O futurismo, tão evidenciado pelo empreendedor Musk, já estava na nossa picape raíz, lá nos saudosos anos 1970. O utilitário tinha carroceria de fibra de vidro, e apresentava características que ainda esperamos hoje de um automóvel: conforto, excelente estabilidade, consumo satisfatório e razoável capacidade de carga. No entanto, na época ela também foi polêmica, ainda por conta do design.

picape brasileira formigão 4

Vendida por 135 mil cruzeiros na época, talvez o design proposto pelo fundador da SpaceX, não seja assim tão original. O nosso Formigão, sim, deixou a picape prevista para ser lançada em 2021, comer poeira!

picape brasileira formigão 5

A polêmica dos vidros quebrados

Na última semana, durante apresentação de lançamento da picape elétrica e futurista da empresa de Elon Musk – a Cybertruck, o suposto vidro “inquebrável” estourou, deixando o super empreendedor e fundador da Tesla Motors desconcertado.

picape brasileira formigão 2

No entanto, isto não seria um problema tão grave, se a Tesla Motors não tivesse feito uma pesada campanha de marketing em torno da resistência do automóvel, dizendo que ele vinha com “blindagem”. Podemos nos orgulhar em dizer que o mesmo não aconteceu com o Formigão!

Publicidade

Fotos: Revista Quatro Rodas


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coleção com estampas inspiradas em embalagens de Piraquê mal saiu e já queremos