Inovação

Fraldas de algas além de sustentáveis são melhores para a pele dos bebês

por: Vitor Paiva

A questão ambiental deve ser o prisma pelo qual questionamos todo e qualquer consumo atual – dos alimentos às roupas, passando por automóveis, eletrodomésticos e até as fraldas dos bebês. E nesse último item uma novidade oferece uma alternativa ecologicamente correta que não beneficia somente o planeta, mas também a saúde direta dos próprios pequenos: as fraldas laváveis e recicláveis feitas de um composto de algas e eucalipto.

Semelhantes às sungas de lutadores de sumô, esse novo tipo de fraldas reutilizáveis vêm colecionando prêmios não por acaso: antibacteriana, absorvente e biodegradável, além de sustentável e reciclável o material de que as fraldas são feitas é rico em antioxidantes, e faz bem para a saúde da pele dos bebês. “As propriedades únicas das algas marinhas ajudam a proteger a pele contra influências ambientais maléficas”, diz o site da SeaCell, empresa responsável pela novidade. “As algas são ricas e puras em substâncias essenciais como vitaminas, aminoácidos e minerais”.

Detalhes da fralda SeaCell

A inspiração para a designer suíça Luisa Kahlfeldt desenvolver a fralda – que foi feita como seu projeto de mestrado – veio da percepção sobre como são ineficientes e poluentes as fraldas tradicionais. “Fraldas descartáveis são o terceiro item que mais contribui com a formação de lixões – só na Europa são 17 milhões de fraldas jogadas fora todos os dias”, disse Kahlfeldt. “Composta por fibras de celulose, polímeros superabsorventes e tecidos sintéticos, uma fralda normal leva cerca de 500 anos para se decompor”. A fralda da SeaCell é uma das indicadas para levar o prêmio James Dyson Awards de sustentabilidade e impacto social no design de produtos.

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Adolescente cria solução genial para acabar com pontos cegos nos carros