Inspiração

Garoto autista constrói Estátua da Liberdade de Lego em 5 horas

por: Gabriela Glette

A coleção LEGO arquitetura costuma ser indicada para jovens a partir de 16 anos, e possui alguns monumentos complexos mesmo para um adulto. No entanto, o brasileiro Davi de Oliveira Garcia – de apenas 10 anos, impressionou a família ao montar a Estátua da Liberdade em apenas 5 horas. O garoto, que vive no estado do Espírito Santo, é autista, e de uma lição de vida às pessoas que, por causa de sua limitação o consideram incapaz.

garoto autista estátua da liberdade lego 1

Sua mãe – Raphaella de Oliveira, não esconde o orgulho do filho e acha que a conquista é uma oportunidade de dizer ao mundo que as crianças autistas são, sim, capazes de muitas coisas: “Já chorei muito por ele sofrer preconceito por ser autista e ser taxado de incapaz. Hoje choro de emoção por essa conquista dele. O mundo precisa parar de preconceito e acreditar na capacidade das pessoas”.

garoto autista estátua da liberdade lego 2

Ela ainda explicou que, apesar das crianças autistas terem certa dificuldade de concentração e raciocínio, Davi possui um foco fora do comum para montar quebra-cabeças e LEGO. Apesar do receio do filho não conseguir montar o monumento de Nova York, que possui 1685 peças, esta parecia ser a oportunidade perfeita de provar sua inteligência. “Se ele não conseguir montar, vai servir de experiência. Mas se ele conseguir vai ser mais um desafio concluído. E assim foi. Mais uma vez ele provou que diagnóstico não é impedimento”.

garoto autista estátua da liberdade lego 3

Davi foi diagnosticado com autismo leve quando tinha 6 anos. “A princípio tinha sido diagnosticado com TDAH com 4 aninhos”, contou a mãe. Hoje, ele se socializa bem e, apesar da dificuldade na fala, é comunicativo e carismático. “O que é de interesse dele, aprende muito rápido”, completa a mãe.

garoto autista estátua da liberdade lego 4

O diagnóstico de autismo provoca muitas dúvidas em pais e educadores, mas sobretudo, medo. Porém, assim como qualquer criança, os familiares e professores devem incentivar estes jovens, não por uma questão de competição, mas sim de autoestima da própria criança.

garoto autista estátua da liberdade lego 6

Ao compartilhar uma foto do filho em suas redes sociais, Raphaella deixa um recado: “Um laudo nunca será empecilho para seu desenvolvimento, diagnóstico não define destino e hoje mais uma vez venho dizer AUTISMO NÃO É O FIM”.

garoto autista estátua da liberdade lego 7

garoto autista estátua da liberdade lego 5

Publicidade

Fotos: Instagram


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotos reforçam afeto que construiu relação entre Kobe Bryant e a filha Gigi