Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A história de Pompeia é bastante conhecida, mas nem todos lembram do que ocorreu com a cidade vizinha. Herculano também foi arrasada pela erupção do Vesúvio em 79.
Enquanto Pompeia podia ser considerada uma cidade grande para a época, com seus cerca de 20 mil habitantes, Herculano tinha apenas 5 mil pessoas vivendo em seu território. A vila era vista como um destino de verão para famílias ricas romanas.
Foto: Quinok
Quando a erupção do Monte Vesúvio teve início, no dia 24 de agosto de 79, a maior parte dos moradores de Pompeia fugiu antes de que a cidade fosse completamente devastada. Em Herculano, no entanto, os estragos demoraram mais a chegar, principalmente devido à posição do vento naqueles dias.
Foto: Quinok
Assim, a cidade resistiu ao primeiro estágio da erupção, o que proporcionou mais tempo para seus habitantes fugirem. Essa diferença também fez que as cinzas que cobriram Herculano carbonizassem parte do material orgânico que havia no local, como comida e madeira de telhados, camas e portas.
Foto: Quinok
Graças a essa pequena diferença, as ruínas de Herculano foram melhor preservadas do que as da sua vizinha famosa e oferecem uma outra perspectiva sobre como era a vida em um assentamento romano na época. Por tudo isso, o local foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, assim como Pompeia.
Publicidade