Debate

Incapaz de abraçar diversidade, Victoria’s Secret confirma fim de desfile anual

por: Yuri Ferreira

Imagina uma marca problemática no mundo da moda. Ok, todas são. Mas uma em especial realmente não conseguiu se adaptar as mudanças que o mundo tem tido e infelizmente não inseriu a diversidade que os consumidores atuais exigem das empresas.

A Victoria’s Secret declarou o fim de seus desfiles anuais que foram alvos de muitas polêmicas graças a sua falta de representatividade. O ‘Victoria’s Secret Fashion Show’ teve o cancelamento anunciado pela L Brands, holding que controla a companhia.

– Mulheres reais tiram a roupa contra os padrões impossíveis da Victoria’s Secret

Os rumores começaram já em julho quando a Angel Shanina Shaik afirmou em uma entrevista que os Fashion Shows poderiam parar de existir. O último desfile, em 2018, alcançou a menor audiência de todos os tempos. No ano passado,  as ações da empresa cairam 41%. O principal motivo de reclamação das clientes são peças muita apertadas, focadas para corpos magérrimos.

“Iremos continuar a nos comunicar com as consumidoras, porém não será nada parecido com a grandiosidade do desfile”, afirmou o vice-presidente da empresa em comunicado oficial. O reposicionamento da marca parece urgente.

Esse tem sido o grande problema da gigante da moda. Mesmo com modelos de diversas etnias e a inclusão da primeira topmodel transgênero da empresa, a Victoria’s Secret ainda parece ter um grande problema para acreditar que mulheres de verdade – e compradoras de lingerie – não pesam 45 quilos.

A influência da Victoria’s Secret e do corpo que suas campanhas idealizavam eram muito problemáticos, porque forçavam um padrão de beleza descomunal nas mulheres. Uma fotógrafa da marca revelou diversos ‘truques‘ que ela era forçada a utilizar para transformar as modelos nas fotos e fazer com que elas vendessem mais.

“Eu comprei uma lingerie da Victoria’s Secret nesse verão. E depois que eu comprei, claro, não era tão bonita quanto na foto. Eu era a pessoa que literalmente retoquei a foto e até eu não estou imune à forte propaganda. É incrível”, afirmou a fotógrafa. Entretanto, isso tem mudado.

– Como os biquinis da Victoria’s Secret ficariam em mulheres comuns

Se foi uma batalha para conseguir que a marca realizasse a primeira sessão de fotos que não photoshopasse estrias, imagina para colocar uma modelo plus size? Ah é, eles colocaram. E falaram que a modelo Barbara Palvin, da foto acima, era plus size. Vergonha, né?

É uma pena que a Victoria’s Secrets tenha tamanha dificuldade de inserir esse tipo de modelo em seus desfiles. É incrível como mesmo após de tanta pressão pela mudança, a empresa insista no modelo. A intenção não era que o show acabasse, mas que adotasse novas modelos e que a marca se tornasse mais inclusiva.

Efeito Rihanna

E enquanto isso, quem valoriza a diversidade parece vir crescendo. Pelo menos a Fenty, grife comandada por Rihanna, tem aumentado suas participações no mercado da moda, lanço sucessos atrás de sucessos. A coleção Savage x Fenty, desenvolvida por Riri, dominou as vendas de lingerie nos EUA. O ‘Savage x Fenty Show’, evento de lançamento da coleção foi tão maravilhoso que virou até série especial da Amazon. Dá uma olhada na coleção e sente a diferença.

 

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Fotos: foto 1: Getty Images/foto 2: Reprodução/Twitter/fotos 3,4,5: Divulgação/Fenty


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

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