Sustentabilidade

Iniciativa ensina comunidade de Paraisópolis a plantar alimentos em casa

por: Gabriela Glette

Somos o que comemos, e o acesso a alimentos saudáveis e sem agrotóxicos é uma questão de saúde pública. É neste sentido que as pessoas estão voltando a valorizar práticas ancestrais, como a de plantar o seu próprio alimento. No entanto, para isto é necessário o mínimo de conhecimento, como a iniciativa Horta na Laje está propondo. Desenvolvida em Paraisópolis, uma das maiores comunidades da cidade de São Paulo, o projeto tem como objetivo capacitar moradores – especialmente mulheres, a produzirem o próprio alimento.

horta na laje 1

Resultado de uma parceria com o Instituto Stop Hunger no Brasil, a capacitação é feita através do ensino de técnicas de plantio em vasos ou recipientes plásticos, para que os moradores sejam capazes de cultivar as hortaliças em suas próprias casas. Porém, mais do que propiciar uma fonte de alimentação saudável e segura, a iniciativa também oferece condições para a geração de renda e a transformação da região em um ambiente sustentável e com qualidade de vida.

horta na laje 2

Nascido em 2017, o projeto já capacitou mais de 3 mil pessoas, e recebeu mais de quatro mil visitantes, do Brasil e do exterior, interessados em conhecer a comunidade. Além disto, a iniciativa ainda conta com a parceria da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, a Associação de Mulheres de Paraisópolis e o Instituto Escola do Povo.

horta na laje 3

Projeto de importância e impacto social, o Horta na Laje ganhou um prêmio inédito para ações que promovem a igualdade de gênero como forma de corroborar com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, em Nova York. A premiação inédita foi idealizada e promovida pela Arborus, organização internacional sem fins lucrativos, concedido apenas para as signatárias das convenções internacionais do Pacto Global e Princípios de Empoderamento das Mulheres.

horta na laje 5

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotos mostram em detalhes nuvem de gafanhotos que atingiu Argentina