Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Poucos sabem, mas o Brasil já teve uma rainha – e ela era uma mulher negra. Teresa de Benguela reinou no Quilombo de Quariterêre na segunda metade do século 18, no estado do Mato Grosso, e sob seu comando a população negra e indígena que formava o quilombo resistiu por cerca de duas décadas à escravidão, ao aprisionamento e à morte. Teresa era mulher de José Piolho, que comandava o quilombo, e quando este morreu, ela assumiu o local – e reinou como poucas.
No reinado de Teresa o quilombo estabeleceu um parlamento, um grupo de conselheiros, agricultura de algodão, e teares que fabricavam tecidos vendidos para além dos limites de Quariterêre. Foi essa incrível história que inspirou o nome e o espírito da empresa De Benguela – que homenageia a rainha negra e empodera mulheres através de um elemento recorrente em todos os seres humanos, mas que pode fazer toda diferença sobre quem você é, como o mundo te vê – e como você enxerga a si mesmo: os cabelos.
A história da De Benguela começou pelos cabelos de sua própria fundadora, a empreendedora Thais Ramos: desde os 6 anos que Thais, dona de um belíssimo cabelo crespo, alisava quimicamente seu cabelo – e assim ela fez por quase 20 anos. Passado todo esse tempo de maus tratos, seu cabelo encontrava-se à beira do fim quando ela decidiu que precisava mudar, e ao descobrir as aplicações de alongamentos de cabelos crespos ela afirma que finalmente encontrou a si mesma.
Thais Ramos, da De Benguela
Quando primeiro se viu com seu vistoso cabelo crespo ampliado por um alongamento, para ela sua identidade finalmente se encaixava com sua autoestima – e com aquilo que via no espelho. Foi para oferecer esse sentimento para outras mulheres que ela decidiu fundar a De Benguela, a primeira e única loja do Brasil especializada em diferentes texturas de cabelo crespo natural para alongamento.
Thais, antes e depois de um alongamento
O nome surgiu para a mãe de Thais em um sonho – que dizia que a nova empresa que a filha estava pensando em criar deveria homenagear a rainha negra. Thais, que então morava na Espanha, seguiu o conselho da mãe e se juntou a Álvaro Galeano, um espanhol que já vive no Brasil há cerca de oito anos, para fundar a empresa. Para Thais, a De Benguela trabalha não simplesmente com cabelo, mas justamente com autoestima. Oferecendo alguns tipos principais de alongamentos: desde os mais tradicionais, como mega hair e perucas, até alguns mais inovadores, como tic-tac, meia peruca e afro-puff.
Álvaro e Thais
A empresa começou há 2 anos e meio em Curitiba como um e-commerce, e hoje já possui na capital paranaense uma loja física, oferecendo primordialmente três tipos de alongamento: o tic-tac é o mais prático deles, que a própria cliente pode colocar e retirar quando quiser; o entrelaçamento é feito através de tranças pela cabeça, e precisa ser realizado em um salão; já as perucas não só são práticas como ainda permitem que pessoas que não tenham comprimento suficiente no cabelo possam ainda assim fazer o alongamento. Cada produto é oferecido em três texturas: crespa, cacheada e intermediária.
Os produtos são todos feitos com cabelos naturais, importados pela De Benguela e finalizados por eles para o oferecimento de extensões e alongamentos exclusivos, que tornam este um produto luxuoso e particular, vendido em pacotes de 100 gramas.
Foi essa história densa que vem pelos cabelos desde o reinado negro até o empoderamento e autoestima das mulheres de cabelo crespo hoje que Thais e Álvaro levaram até o palco do Shark Tank Brasil, a fim de pescar um dos Tubarões-investidores para que a força De Benguela possa chegar a ainda mais mulheres.
Thais e Álvaro realizaram um verdadeiro desfile de cabelos no tanque dos Tubarões, mostrando cada tipo de aplicação como isca para pescar um dos investidores e, assim, ampliar a estrutura que a empresa já possui, e ainda abrir uma loja física em São Paulo.
E deu certo: José Carlos Semenzato, que já investe na área e forma profissionais do cabelo, comprou 50% da De Benguela – e agora irá ajudar a ampliar cabelos e autoestimas por todo o Brasil.
Abrir o próprio negócio e empreender no Brasil é uma roleta russa de emoções que não é reservada somente para quem está começando. Mas uma coisa é certa: pessoas apaixonadas sempre fazem a diferença.
Publicidade
Quando a jovem franco-guineense Nafi Diaby embarcou, em Conacri, capital da República da Guiné, no voo TK538 da...
A fim de ajudar as crianças a relaxarem e estarem confiantes para enfrentarem a mesa de cirurgia, um hospital...
Infelizmente, o mundo está repleto de maldade e, na maioria das vezes, as vítimas são os seres mais inofensivos...
Não é por acaso que o australiano Cliff Young é considerado uma verdadeira lenda entre os maratonistas pelos...
Com notas divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (17), mais de 3,9 milhões de pessoas...
A pandemia do coronavírus transformou o home office em uma realidade mais frequente. De uma hora para a outra, quartos...
As Dibradoras anunciaram nesta segunda-feira, 1o, o lançamento de um Observatório de Futebol Feminino. A iniciativa...
Para algumas pessoas, a felicidade é coisa séria. E deveria ser mesmo! O monge budista Matthieu Ricard pode ser...
Quando se recuperava de um câncer, Sahel Anvarinejad decidiu começar um treinamento para se tornar instrutora de...