Futuro

Invasão de plástico ameaça ‘berçário’ de peixes e alarma pesquisadores

por: Vitor Paiva

Se a poluição plástica representam uma ameaça não só para o meio-ambiente como para o próprio planeta o futuro da humanidade, muito mais urgente e imediata e o perigo que o plástico nos mares oferece à própria vida marinha. E para os primeiros dias de vida de um peixe, a superfície do mar próxima à costa funciona como uma espécie de berçário, onde as larvas desses animais encontram nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Estudo recente, porém, confirmou que esses locais, normalmente ricos em plânctons, estão também atualmente repletos de fragmentos flutuantes de plástico.

Segundo artigo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, trata-se de uma ameaça que atinge os peixes em um período especialmente vulnerável, e pode significar, em maior escala, uma ameaça a ecossistemas marinhos em todo o planeta. Pesquisadores realizaram a descoberta a partir da dissecação de peixes, concluindo que o consumo de plástico pelos animais começa ainda em sua fase larval, e não somente na fase adulta, como já havia sido confirmado. “O fato destas larvas estarem rodeadas de detritos plásticos diminutos e ingerirem plásticos carregados de toxinas, em seu estágio mais vulnerável de vida, é motivo de alarme”, afirmou o oceanógrafo Jamison Gove, um dos autores do estudo.

Plástico encontrado dentro de um peixe

Uma análise foi feita em uma região de cerca de 1.000 km2 na costa oeste do estado do Havaí, nos EUA, a partir de dados e materiais coletados na superfície da água. O resultado foi ainda mais alarmante: a densidade mediana de plásticos foi 126 vezes maior do que em outras áreas oceânicas. A maior parte dos fragmentos encontrados tanto nas águas quanto nas larvas foi de polímeros, microplásticos e fragmentos pequenos, menores do que 5mm – que justamente podem ser confundidos pelos animais com alimentos. “Peixes na fase larval são fundamentais para o funcionamento dos ecossistemas e representam as futuras populações de peixes adultos”, afirmou Gove.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Twitter confirma home office ‘eterno’ e aponta tendência do pós-pandemia