Inspiração

Livro apresenta ‘medicina da imaginação’ no auxílio ao tratamento do câncer infantil

por: Vitor Paiva

Enfrentar uma doença e a possibilidade da perda é tarefa árdua para qualquer pessoa – quando se é uma criança, o difícil pode se tornar ainda pior. Se a dureza e a inclemência de tal tema parece ainda mais dura diante da inocência infantil, é a justa imaginação e o olhar lúdico de uma criança que podem mais ajudar nesse enfrentamento – e esse é o mote do livro Janela de Isabela, do autor André Castilho: a imaginação como aliada na vivência da dor e da morte.

A história se passa pelos olhos de Isabela, uma criança de dez anos internada em um quarto de hospital por conta de um câncer terminal. Há em seu quarto, porém, uma janela, que mira a uma vista em princípio sem nada de especial – mas com a ajuda de sua avó, Clotilde, a pequena passa a olhar o mundo com outros olhos, e sua imaginação se torna o combustível para sua luta. Contando com belíssimas ilustrações feitas por Fabiano Queiroz “Tatu”, a ideia é que o livro sirva como instrumento lúdico para ajudar na conversa com crianças a respeito de temas tão áridos como a morte.

A data de lançamento do livro não foi agendada por acaso: dia 23 de novembro é o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil. A ocasião contará com a apresentação única de um espetáculo teatral inspirado na obra, com lugares especiais na plateia para crianças do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC). Janela de Isabela é um lançamento da editora Alma Books, e terá uma edição impressa limitada que já pode ser adquirida por seu site. A versão digital será disponibilizada gratuitamente um dia antes do lançamento – que acontecerá na Livraria Cultura, às 16 horas do próximo dia 23, na Av. Paulista, 2073, no bairro de Bela Vista, em São Paulo.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ambientalista Greta Thunberg é eleita ‘pessoa do ano’ pela revista Time