Criatividade

‘Maldito Hitler!’ Com mais de 100 anos, arara de Winston Churchill passa o dia xingando nazistas

22 • 11 • 2019 às 17:32
Atualizada em 22 • 11 • 2019 às 17:44
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Winston Churchill é conhecido por seu importantíssimo papel durante a Segunda Guerra Mundial e pela frase “democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as outras”. O que talvez você não saiba é que o ex-premier inglês tinha uma arara azul que odeia nazistas.

Charlie, o pássaro de Churchill, conhecida por xingar Hitler e os nazistas, ainda está viva. Nascida em 1899, ela completa 120 anos, e já passou mais da metade de sua vida sem a companhia de um dos principais estadistas da história, que faleceu em 1965.

A cuidadora de Charlie exibindo a Ararinha

“Churchill não está mais entre nós, mas graças a ‘Charlie’, seu espírito, seu palavreado e sua determinação perduram”, afirmou James Hunt à AFP. Hunt é um dos cuidadores da ararinha, que foi comprada por Churchill em 1937 e logo foi ensinada a xingar: ‘malditos nazistas!’, “maldito Hitler!”, são os gritos que o bichinho continua dando em Reigate, Surrey, ao sul de Londres.

A Arara Azul geralmente vive 50 anos no meio da natureza, mas pode durar mais (como está durando Charlie) quando cuidada de perto por veterinários e num meio mais saudável.

Vamos só avisar, não tenha araras azuis em casa! A espécie está em grave estado de extinção e precisa ser conservada, ou na natureza, ou por profissionais especializados. Mesmo que pareça legal ter uma Arara que xingue nazistas e supremacistas brancos, os pássaros nasceram para voarem livres na natureza, não é?

– A natureza resiste: Lutando contra extinção, nascem 3 filhotes de arara-azul

A cuidadora de Charlie contou ao tabloide britânico The Mirror que Charlie não anda mais xingando tanto os nazistas, mas continua falando. “Ela não fala mais tanto quanto era nova. Ela está ficando um pouquinho agressiva e ranzinza agora que está velhinha. Mas sempre que ouve a porta de um carro, ela grita ‘tchau'”, afirmou Sylvia Martin ao jornal.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness