Cobertura Hypeness

Web Summit 2019: ‘Não são os dados que estão sendo manipulados, é você’

por: Luiz Oliveira


Lisboa se tornou a capital mundial da tecnologia nos últimos 4 dias e os números são bem impressionantes. Foram 70.469 participantes de 70 países diferentes, 1.200 palestrantes, 2.150 startups, 239 parceiros, 1.500 investidores, 2.000 voluntários e mais de 55.000 compras, contando apenas as feitas com cartões ou pagamentos via telefone celular, a ticket médio de 13 euros. Assim foi oWeb Summit 2019′.



Paddy Cosgrave, CEO do Web Summit e Marcelo Rebelo de Souza, Presidente de Portugal

Sucesso total e cofres cheios, mas vamos ao conteúdo. 

Frequentar eventos desse porte é um misto constante de alegria e frustração, já que ver a palestra de alguém importante é renegar automaticamente outro grande nome da tecnologia mundial. Isso não se restringe apenas aos CEOs ou sócios-fundadores de empresas famosas, mas também, figuras políticas com bastante relevância nas discussões atuais. Até celebridades como Jaden Smith, Eric Cantona e Ronaldinho Gaúcho apareceram para falar de seus projetos.

Edward Snowden

O nome que mais me causou impacto e ansiedade desde o anúncio foi, com certeza, Edward Snowden. Numa live tecnicamente impecável, pois o entrevistado está em exílio político na Rússia, Snowden falou, entre outras coisas, sobre a coleta de dados.


Com frases fortes, ele disse que “Não são os dados que estão sendo manipulados, é você.”, em referência a coleta das nossas informações para uso das gigantes Facebook, Google e Amazon.

E finalizou de forma dramaticamente real, após dizer que leis e a tecnologia não são as únicas formas de proteção, mas sim, nós mesmos. <3

“The only way to protect anyone is to protect everyone.” 


Aliás, discussões que envolviam uso e coleta de dados, inteligência artificial, fake news e democracia foram estrelas no evento.

Margrethe Vestager, comissária europeia pela Concorrência, é um dos grandes nomes no combate ao uso da tecnologia que nos rastreia e fechou o evento trazendo reflexões importantes: apesar de termos novas tecnologias, os valores humanos continuam os mesmos. A dignidade, integridade, humanidade, igualdade. Isso se mantém.”

Se você ainda não conhece as pessoas acima, se afunde na história e trajetória delas. Tem bastante material online disponível.

Interrompo dessa forma porque evento de tecnologia não sobrevive apenas de discussões éticas. Eles têm seus momentos de puro glamour e excitação coletiva.


 

 

Assim foi a entrada do robô Spot, durante a apresentação de Marc Raibert, CEO e fundador da Boston Dynamics. Com movimentos inspirados em animais de várias espécies, sim, várias mesmo, de guepardo à galinha, o robô subiu ao palco respondendo aos comandos de Marc e fez uma série de movimentações para demonstrar sua inteligência e versatilidade. Ele não é lindo? <3

Falando em robôs…

Da esquerda para a direita: Dr David Hanson, Sophia, Phillip K. Dick e Dr Ben Goertzel

Presenciamos o primeiro encontro físico e um bate-papo entre Sophia, famosa robô de 3 anos, e Phillip K. Dick, robô veterano de 14 anos, ambos da Hanson Robotics. Veja aqui.

Entre gentilezas e termos técnicos sobre sistemas de diálogo, os robôs impressionaram com a capacidade de compreender e responder com profundidade e, ao mesmo tempo, naturalidade aos estímulos externos.

Fora dos stages…

Um rolê rápido pelos cinco pavilhões e é possível notar stands de países procurando por bons projetos, caso de Qatar, França, Inglaterra, Chipre, Dinamarca e outros mais, assim como empresas multinacionais buscando por se associarem à startups e querendo um unicórnio para chamar de seu.

Havia também stands de empresas buscando por talentos para integrarem seus times, com destaque para a Booking.com que patrocina o projeto Women in Tech, com entrevistas e mentorias exclusivamente para mulheres, pois sabemos, o mercado de tecnologia sempre foi mais possível aos homens e seus sonhos malucos apoiados desde a infância, o que não é um erro, mas meninas também precisam desse apoio.

Se você quiser se programar, o Web Summit deve acontecer em Lisboa pelos próximos 10 anos e em 2020 já tem data definida. Saiba mais.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Luiz Oliveira
Luiz Oliveira é Creative Strategist na SINC-IT, além de professor universitário e baixista da Landau170. Formado em comunicação social e pós-graduado em História da Arte, Luiz é hoje um designer apaixonado por métodos, dados, comportamento humano, criatividade e estudos de futuro.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta empresa espalhou fotos de Greta Thunberg na cozinha para impedir o uso de plástico