Ciência

O menor gato selvagem do mundo é provavelmente a coisa mais fofa que você vai ver hoje

por: Gabriela Glette

O célebre escritor Ernest Hemingway era tão apaixonado por gatos, que tinha 20 em sua casa. Taylor Swift, Kate Perry e Cher também têm. Gatos são mesmo apaixonantes, uma vez que você tem, nunca mais consegue viver sem eles. Cada vez mais em alta, prepare-se para ver a imagem mais fofa de sua semana – o menor gato selvagem do mundo!

menor gato do mundo 1

Da espécie gato-ferrugem-pintado, apesar de adulto ele irá continuar deste mesmo tamanho para o resto de sua vida. Esses felinos são encontrados apenas na Índia e no Sri Lanka, normalmente perto de casas abandonadas, em florestas, montes pedregosos, áreas espessas e em pastagens. Incomuns, a rede BBC dedicou um episódio inteiro de sua série Big Cats, para esta incrível e apaixonante espécie.

menor gato do mundo 2

Esses bichos são predominantemente noturnos, embora saiam brevemente durante o dia. Para evitar seus predadores naturais, eles são frequentemente encontrados escondidos em árvores e cavernas. Grande parte da fofura do gato-ferrugem-pintado vem de sua pelagem e tamanho. Esta espécie é frequentemente descrita como uma versão menor do leopardo, exibindo uma pelagem cor de ferrugem e menos manchas, mas ainda presentes. Ele mede cerca de 35 a 48 cm de comprimento, muitas vezes menor do que gatos comuns!

menor gato do mundo 3

No entanto, infelizmente esta fofura está na lista de espécies quase ameaçadas. A principal causa é que seu habitat natural, as florestas decíduas, estão em declínio. Eles merecem todas as homenagens do mundo!

Espécies ameaçadas de extinção

O número choca qualquer um. Segundo uma pesquisa da ONU envolvendo 145 cientistas e 50 países, atualmente são mais de 1 milhão de espécies de plantas e animais consideradas em extinção.

Os cientistas destacam as 5 principais causas, que são: perda do habitat natural, exploração das fontes naturais, mudanças climáticas, poluição e espécies invasoras. Desde 1900, a média de espécies nativas no planeta caiu em pelo menos 20%. Ecossistemas, espécies, populações selvagens e toda a diversidade do planeta estão desaparecendo ou deteriorando-se, e esta perda, é a consequência direta da ação irresponsável do homem.

Publicidade

Fotos: BBC


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Comemore! As baleias jubarte não são mais consideradas em extinção