Sustentabilidade

O que é o ‘gel vegetal’ que pode prevenir incêndios florestais

por: Redação Hypeness

Um novo gel vegetal feito à base de celulose e outras substâncias naturais pode auxiliar na prevenção de incêndios florestais. O material vem sendo testado pelo Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire) e os resultados são positivos até o momento.

O fluído não é tóxico e tem a capacidade de proteger a vegetação durante meses. Ele é resistente à ação da chuva, vento ou sol, o que permite a proteção prolongada.

Criado por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o gel deve ser pulverizado utilizando equipamentos agrícolas ou aviões. Com isso, ao invés de reagir aos incêndios quando eles começam a ocorrer, é possível evitar seu acontecimento. O material também pode ser usado para combater incêndios em curso.

Apesar dos fortes esforços de prevenção de incêndios, todos os anos os incêndios florestais destroem milhões de acres de floresta. Embora sejam necessários incêndios para uma ecologia florestal saudável, a grande maioria é causada por seres humanos e ocorre em áreas de alto risco, como estradas e infraestrutura de serviços públicos“, detalha um artigo sobre o funcionamento do gel.

Embora já existam soluções similares, o gel é mais barato e mais eficaz do que as tecnologias utilizadas atualmente para retardar incêndios florestais. O material deve começar a ser testado pelos pesquisadores em áreas de grande risco perto de estradas, em conjunto com o Departamento de Transportes da Califórnia.

Publicidade

Foto em destaque: Neil Thomas


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Casal encontra boiando no mar salgadinho vencido há 20 anos