Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cientistas estadunidenses descobriram um novo tipo de HIV. A cepa do vírus foi encontrada na República Democrática do Congo e já está sob observação em pesquisas. A mutação do organismo é a primeira encontrada depois de 20 anos de estudos pela comunidade científica.
Mas o que esse mutação representa e o que ela nos diz? Trata-se de uma nova cepa encontrada em um tipo específico de HIV, o tipo M, que afeta a maior parte da população. Essa variação indica que o vírus pode ganhar novas características, até então desconhecidas, e também pode criar maneiras de se imunizar contra agentes defensivos, como coquetéis ou profilaxias pré e pós exposição.
– Cientistas dão passo gigante ao eliminar HIV do organismo de animais vivos
Existem 4 tipos de HIV conhecidos. O grupo O e o grupo M estão espalhados ao redor do globo. Os tipos P e Q estão controlados em regiões específicas. Cerca de 37 milhões de pessoas hoje vivem com HIV no mundo todo. O vírus voltou a crescer na juventude brasileira após vários anos de queda. Entre 2010 e 2018, o número de pessoas contaminadas pelo HIV cresceu em 21%.
Um levantamento recente da Folha de São Paulo cruzou diversos dados e apontou que cerca de 1 a cada 4 homens que transam com homens na capital paulista são portadores do vírus. O uso de camisinha entre jovens tem caído nos últimos anos.
Entretanto, no campo científico o cenário é positivo: além da identificação de mutações, o que contribui muito para a prevenção e para tratamentos em potencial, diversas descobertas têm sido feitas para coibir a HIV e AIDS (doença decorrente do vírus) a curto e longo prazo.
“Identificar novos vírus como este aqui é como buscar uma agulha em um palheiro. Com o avanço da tecnologia, a partir do sequenciamento mais moderno, é como se buscássemos esta agulha com um imã. Essa descoberta vai ajudar a interromper novas pandemias”, afirmou Mary Rodgers, pesquisadora que comandou o estudo que descobriu a nova mutação.
Uma das mais principais delas é o desenvolvimento e teste da vacina contra HIV na África do Sul desde 2015. Além disso, o segundo caso de cura do Vírus da Imunodeficiência Humana em março desse ano aconteceu graças a um transplante de medula óssea em 2017.
Publicidade
O mundo ficou mais triste quando o último rinoceronte-branco-do-norte macho da terra morreu. Desde então, restaram...
Uma pesquisa realizada com 48 gatos no Japão concluiu que os felinos são capazes de reconhecer o nome de outros gatos...
O que em um passado recente parecia um delirante sonho de ficção científica cada vez mais parece próximo de...
De todas as características apaixonantes dos gatos, talvez a mais marcante seja a serenidade e a necessidade de se...
Um estudo publicado no British Medical Journal avaliou que pessoas vegetarianas possuem 73% a menos de chance de...
Uma parceria do governo norte-americano com cientistas da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, está desenvolvendo...
Enquanto vivemos nossas vidinhas, imersos em nossas bolhas, acreditando pelas redes sociais que o mundo é do tamanho...
A evolução das espécies se dá como uma infinita corrente de formas subsequentes, havendo sempre novos pontos de...
Próximo às pirâmides de Gizé, o novíssimo Grande Museu Egípcio será inaugurado em 2020 e já conta com a...