Debate

Paciente de 56 anos teve rim de 7,4 kg retirado por médicos

por: Redação Hypeness

Um rim de 7,4 quilos e 45 centímetros foi retirado do corpo de um paciente em um hospital Sir Ganga Ram, em Nova Déli, na Índia. É claro que você não tem muita ideia do tamanho ou do peso do seu rim, mas só pra entender, um rim normal não pesa mais de 200 gramas e não mede mais do que 15 centímetros.

O homem tinha um rim quatro vezes maior do que o tamanho normal e 37 vezes mais pesado que o habitual. Essa foi uma das maiores extrações de rim da história. O recorde do Guinness é de 4 quilos,  mas os próprios médicos indianos encontraram registros nefrológicos do órgão pesando míseros 9 quilogramas. Porém fica a pergunta, o que esse paciente não identificado tinha para chegar nessa condição completamente anormal?

– Os bolos mais bizarros que você já viu

Pode ser o maior rim já retirado de um ser humano no mundo

O homem tinha doença renal policística autossômica dominante, uma condição genética que cria diversos cistos lotados de pus na parte interna do órgão, o que justifica o peso absurdo de seu rim. A cirurgia para a remoção do órgão durou cerca de duas horas e o paciente se encontra estável.

“Pelo que sabemos, esse é o terceiro mais pesado que já  foi removido de um ser humano. O primeiro foi nos Estados Unidos e tinha 9 quilos e outro na Holanda, que tinha 8,7. Nos acreditamos que esse é o maior rim já removido na história médica da Índia“, contou o médico Sachin Kathuria à CNN. Ele fazia parte da equipe cirúrgica que operou o paciente.

“Era um caroço enorme que ocupava metade do abdômen. Sabíamos que era um rim grande, mas nunca pensamos que seria tão pesado”, afirmou em outra entrevista, à AFP.

– 6 especialistas (e recordistas) que não resolvem muita coisa

Os médicos decidiram operá-lo quando descobriram que o rim estava perfurando os outros órgãos e causando uma infecção generalizada conjunta de uma hemorragia interna. O homem de 56 anos aguarda um transplante de órgãos e faz tratamento de hemodiálise.

Cálculo gigante na Bahia

Este não é o primeiro assunto, digamos, surpreendente relacionado com o sistema urinário. O Hypeness contou a história de um paciente que teve retirado um cálculo de nada menos que 1,3 kg

De acordo com os médicos do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina, na Bahia, o cálculo estava no paciente há 20 anos. O procedimento ocorreu com sucesso e o paciente de 51 anos não teve o nome revelado. Ele deu entrada no centro médico reclamando de fortes dores na barriga. 

 

Publicidade

Fotos: foto 1: Handout/Sir Ganga Ram Hospital/foto 2: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Marca de móveis abole termo ‘criado-mudo’ por associação ao racismo