Inovação

Painel solar portátil e flexível pode ser acoplado a mochila ou qualquer superfície

por: Vitor Paiva

Misturar o prazer de desfrutar a natureza com a praticidade e a funcionalidade dos smartphones e outros gadgets e o cenário dos sonhos para quem gosta de se aventurar no verde sem abrir mão de nossa tecnologia do dia-a-dia. O problema sempre foram as baterias – e a ausência de pontos para carregar os aparelhos entre árvores e cachoeiras. É nesse hiato que entra em cena o SunUp, uma placa de energia solar portátil e maleável, que te permite carregar aparelhos enquanto realiza uma caminhada ou enfrenta uma trilha, acoplado diretamente à sua mochila.

Segundo Bradley Brister, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do painel, a ideia foi encontrar um meio termo entre as placas rígidas – eficientes porém frágeis – e as flexíveis – fortes porém pouco eficazes.

“O objetivo do meu projeto é fornecer um compromisso entre os dois. Combinando os benefícios de eficiência dos painéis rígidos com os benefícios de flexibilidade dos de película fina”, afirmou Brister. Para chegar a tal meio, o SunUp foi desenvolvido com pequenos painéis ligados por dobradiças de metal condutoras.

Os pequenos painéis da SunUp

A capacidade de adaptação do produto é um de seus pontos fortes – ainda que tenha sido projetado para ser utilizado sobre uma mochila, ele se adequa a diversas superfícies, inclusive sobre uma canoa.

Produzido em colaboração com a empresa The North Face, líder no mercado de artigos para atividades ao ar livre, o SunUp nasceu como um projeto de faculdade, mas Brister acabou finalista do James Dyson Awards, concurso britânico que premia iniciativas em engenharia e design de estudantes do mundo inteiro.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Confira os melhores momentos da 5ª edição do Wired Festival Brasil