Debate

Peixe-boi reintroduzido em seu habitat há 25 anos é ameaçado por vazamento de petróleo

Redação Hypeness - 05/11/2019 | Atualizada em - 04/11/2019

O peixe-boi Astro foi resgatado no Ceará em 1991 quando era apenas um filhote. Após três anos de reabilitação, ele foi reintroduzido em seu habitat natural, no litoral de Alagoas, mas sua vida pode estar ameaçada pelo vazamento de petróleo no Nordeste.

Há 25 anos, Astro é monitorado por equipes da Fundação Mamíferos Aquáticos. O animal possui um chip e vive atualmente entre o Sergipe e a Bahia.

Pesquisadores do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho estão unindo esforços para mantê-lo longe do óleo que atinge as praias do Nordeste. O animal é monitorado para verificar se há presença de óleo na sua pele ou na região em que ele bebe água e se alimenta.

Peixe-boi Astro. Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos

Foto: Fundação Mamíferos Aquáticos

Um equipamento de radiotelemetria faz o mapeamento da área em que Astro está. De acordo com a Anda, ele também possui uma antena acoplada ao corpo capaz de facilitar a identificação de sua região.

Embora ainda não tenha sido atingido por nenhuma mancha de óleo, a substância já foi encontrada em sua antena e na área de sua alimentação. O contato com o petróleo pode causar obstrução dos olhos, narinas e boca do animal, o que impediria sua alimentação e a respiração, podendo ocasionar a morte.  Caso ingerido, as consequências podem chegar aos órgãos internos.

Peixes-boi como Astro são alguns dos mamíferos mais ameaçados do Brasil. Graças a isso, especialistas analisam a possibilidade de levar Astro a uma área mais segura, uma piscina que fica às margens do rio Real, entre Sergipe e Bahia.

Publicidade

Fotos: Fundação Mamíferos Aquáticos


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Jovem denuncia vizinho por carta sobre ‘roupas vulgares’