Viagem

Por que Cannes é um dos principais polos criativos do mundo

por: Redação Hypeness

Cannes é talvez o único lugar em que caçar leões é permitido e até estimulado. Durante cinco dias de junho, o destino da Côte d’Azur se transforma em um efervescente polo de criatividade durante o Cannes Lions, o maior festival de publicidade do mundo. Os criativos brasileiros agora têm mais uma chance de participar do evento, graças à competição O Melhor Comercial do Brasil, promovida pelo SBT.

Participar é simples: basta veicular uma propaganda no canal e torcer para ser um dos 30 finalistas escolhidos por uma comissão interna da empresa. A partir daí, os nomes pré-selecionados são divulgados em uma votação online, realizada pelo júri de mercado. 

Os 10 comerciais mais votados no site vão para a grande final: um evento fechado em que os jurados escolhem, ao vivo, o grande vencedor. O prêmio é uma viagem em grande estilo ao ‘Festival de Criatividade de Cannes’, na França, com tudo pago para a dupla criativa e o anunciante. 

Criado em 2011, o concurso foi o primeiro do país a levar os criativos para o festival mais importante do setor. Nestes 8 anos, já foram premiadas peças memoráveis, como Pôneis Malditos‘, criado pela agência Lew’Lara/TBWA para a Nissan do Brasil, ou, mais recentemente, Robô‘ da DPZ&T, para o Itaú

O toque de criatividade também ganha destaque na campanha de divulgação da iniciativa, que traz releituras em estilo pop art de peças icônicas da propaganda. Criada pela WMcCann, a ação ganhou uma chamada autoexplicativa “Se passou pela sua cabeça, passou no SBT”.

A criatividade que vem de Cannes

Não é segredo que Cannes também transborda inovação durante os outros 360 dias do ano. A temporada alta abre as cortinas em maio, com o Festival de Cinema de Cannes, um dos mais conceituados do setor, palco de lançamentos importantantes na cena mundial. 

Foi lá que alguns dos grandes filmes brasileiros da atualidade conquistaram o público internacional e decretaram a ansiedade da estreia em solo tupiniquim. É o caso dos recentes Bacurau’, que levou o disputado Prêmio do Júri, e de Aquarius’, que instaurou a polêmica no tapete vermelho.

Mas Cannes vai além dos festivais. O balneário também pode se gabar de ser um dos principais destinos turísticos da Côte d’Azur, ou Costa Azul. A cor do mar faz jus ao nome da região e a qualidade dos hotéis que se espalham pelo requintado Promenade de la Croisette são um indício de que qualquer mortal pode se dar ao luxo de sentir-se como uma estrela por uma noite.

Em junho, são os criativos que aproveitam o verão para desembocar em peso em Cannes durante o Cannes Lions. No festival, as mentes inovadoras brasileiras também conquistam papel de destaque. 

Neste ano, o baiano Baco Exu do Blues levou o prêmio de ‘Entertainment for Music, com o vídeo da música Bluesman’. O saldo total foi de 85 troféus destinados às agências de publicidade brasileiras, incluindo dois Grandes Prêmios, 8 ouros, 21 pratas e 54 bronzes.

Agora, o concurso  ‘Melhor Comercial do Brasil‘, promovido pelo SBT, dá uma chance a quem sonha em colocar os pés no balneário, mesmo que ainda não tenha sido convidado para deixar sua marca na calçada da fama. Para mais informações, acesse o site da competição.

Publicidade

Fotos: foto 1: Divulgação/foto 2: Divulgação/foto 3: Jim Thirion/foto 4: Caroline Minor Christensen/foto 5: Reprodução 


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça os restaurantes veganos e vegetarianos mais incríveis do mundo