Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A cosmetóloga Fernanda Kawani Custódio e o produtor cultural Guttervil Guttervil fundaram juntos a primeira loja colaborativa feita por pessoas trans do Brasil. A Translúdica já possui um espaço físico em São Paulo, além de uma loja virtual para atender o resto do país.
O comércio surgiu após Fernanda, uma mulher trans, se deparar com a ausência de possibilidades no mercado de trabalho para transgêneros. Mesmo tendo se formado em cosmetologia em 2010, ela nunca pode trabalhar como CLT e sobreviveu durante anos apenas fazendo bicos.
Para chegar a um destes trabalhos temporários, ela passava em frente a uma rua onde muitas travestis se prostituiam. Próximo dali havia também uma loja colaborativa. Foi quando surgiu o estalo de unir as duas coisas e oferecer outras oportunidades de trabalho a estas pessoas.
Na mesma época, Fernanda entrou para o teatro e conheceu Guttervil, que é agênero. Juntos, eles construíram um modelo de negócios e começaram realizando um bazar a cada dois meses, em um espaço cedido por um refugiado, conforme contaram ao Catraca Livre.
O dinheiro obtido com o bazar foi usado para investir em um espaço físico, na Rua Augusta, em São Paulo. A região foi escolhida justamente por ser um espaço de aceitação LGBT.
Desde dezembro, a casa da Translúdia está aberta a propostas de pessoas trans que trabalhem com varejo, mas o objetivo é expandir a atuação em breve, incluindo outros serviços, como cabeleireiros, fotógrafos, etc. Para participar, basta ser trans e estar disposto a vender um produto próprio ou em formato de revenda.
A cada três meses, o time de colaboradores muda, visando oferecer oportunidades a um número maior de pessoas. Os produtos incluem itens focados no público trans, como binder, mas também aqueles que são feitos por pessoas trans, embora possam ser usados também por cisgêneros, que formam hoje cerca de 70% do público da loja.
Publicidade
A história de Sarah Breedlove começa na segunda metade do século XIX, no segregado estado da Luisiana, nos EUA, como...
Não adianta reclamar: até você já tirou foto de um prato e postou no Instagram. Segundo pesquisas, 52% dos...
O constante, e muitas vezes desenfreado, crescimento das metrópoles tem tendência de deixar tudo pra trás. Mas na...
Semanalmente gastamos nosso dinheiro em legumes, folhas e frutas que muitas vezes chegam à nossa casa cobertos de...
Os japoneses sempre inventam coisas malucas. Dessa vez a parceria de uma maluquice foi feita pelo Zoológico de Tóquio...
Você imagina como poderia ser a vida de uma pessoa que é cega e só consegue enxergar quando outra pessoa toca nela?...
A pandemia afetou negativamente a participação das mulheres no mercado de trabalho, não só no Brasil, mas na...
No topo da montanha Foronon del Buinz, à 2.531 metros acima do nível do mar, existe um hotel disposto a abrigar quem...
Quanto tempo você costuma esperar até conseguir um táxi? Quem busca por um serviço de alto padrão ainda precisa...