Fotografia

Projeto fotográfico prova que deficiência física não é obstáculo para a arte

por: Kauê Vieira

Se a fotografia pode ser utilizada como registro e comprovação de um fato, o fotógrafo franco-canadense Mikaël Theimer decidiu dedicar por um ano o seu trabalho à derrubada de um tabu: a suposta incapacidade de deficientes, especialmente no universo das artes. Para tal, ele fotografou na cidade de Montreal, onde vive, uma série de artistas e grupos que desafiam o suposto limite imposto por suas condições físicas, intelectuais e até mesmo sociais, e assim redefinem estéticas e éticas nas artes.

“Eu conheci bailarinos profissionais vivendo com deficiências físicas e atores profissionais vivendo com deficiências intelectuais”, conta Theimer. “Conheci uma banda formada por moradores de rua, conheci pessoas utilizando o teatro para reaprenderem a se comunicar depois de um derrame, percussionistas com síndrome de down, autistas aprendendo balé e interpretando – e a lista segue”, relata.

Seu trabalho, portanto, não só derruba a ideia de incapacidade de tais pessoas, como também sublinha a força da arte como elemento de inclusão, recuperação e integração social. “Esses artistas desafiam os limites das artes performativas, redefinindo códigos e estéticas – e o fazem à margem do mundo das artes pois nós ainda temos dificuldades de aceitar as diferenças como parte do normal”, diz o fotógrafo.

 

Publicidade

© fotos: Mikaël Theimer


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O incrível projeto fotográfico que une balé e acrobacias caninas