Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
É difícil para nós, que temos acesso à internet e à água, imaginar que mais de 2 bilhões de pessoas no mundo lutam para obter água potável. O que é bastante irônico, visto que cerca de dois terços do planeta Terra é água. Mais uma prova da desafiadora questão da desigualdade e deste abismo social que vivemos todos os dias. Recentemente, a ONG Give Power instalou uma usina movida a energia solar que transforma água salgada do oceano em água potável e, assim, ajuda 25.000 pessoas por dia no Quênia.
Embora este não seja o primeiro projeto do gênero, a Give Power está tendo sucesso e, transformar água salina em água potável, em Kiunga, uma pequena cidade no Quênia, melhorando a vida dos moradores da comunidade. A organização não planeja parar por aí e deseja usar a tecnologia em outras partes do mundo, sobretudo na África Subsaariana, uma das regiões mais afetadas pela seca.
No entanto, é importante ressaltar que não é apenas a África que sofre deste mesmo problema. A organização já está planejando projetos semelhantes na Colômbia e no Haiti. A grande inovação do projeto é fazer a conhecida prática da dessalinização a partir de energia solar, já que o processo tradicional consome muita energia. O uso de energia solar pode ser uma solução muito boa a longo prazo, por ser mais barato e sustentável.
A Give Power instalou o que eles chamam de “uma fazenda solar de água” em Kiunga, que colhe energia solar usando painéis solares. Eles são capazes de produzir 50 quilowatts de energia e acionar 2 bombas de água 24 horas por dia. Antes da instalação dessa tecnologia, as pessoas precisavam viajar por mais de uma hora apenas para obter água potável. Como cada gota de água fresca era tão preciosa, eles geralmente tomavam banho e lavavam suas roupas em água salgada suja, o que causava infecções de pele e diversas outras doenças contagiosas.
Vivemos num mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior. Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vai para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e do mal uso dos recursos naturais. De toda a água existente em nosso planeta, cerca de 97,5% é salgada e apenas 2,5% é de água doce. Implementar a prática da dessalinização é mais do que urgente para que mais pessoas tenham acesso à água potável.
Publicidade
A versão padrão do PlayStation 5 esta à venda na Amazon. Comparando com o PS4, o novo equipamento possui um SDD...
A inteligência artificial sugere uma tecnologia não natural, radicalmente diferente da carne-e-osso, do calor e até...
Houve um tempo em que pensamos que no século 21 as pessoas se alimentariam com pílulas que tivessem todos os...
Um avião da companhia aérea Gol fez um pouso de emergência em Petrolina, no sertão pernambucano, após um dos dois...
No Diário Oficial do Estado de São Paulo da última terça-feira, o governo estadual paulista anunciou o RG Digital....
Quem cresceu até a década de 1980 sabe que, por mais que a qualidade de imagem, a definição e as possibilidades de...
Em mais um caso de racismo em algoritmos, a plataforma de videochamadas Zoom recebeu críticas após um professor...
A disputa entre os fabricantes de smartphones a cada ano se intensifica - e as mais criativas estratégicas são...
As mudanças no algoritmo e no sistema do Facebook nos últimos anos privilegiou o compartilhamento de fotos e vídeos,...