Arte

Quilombo urbano de SP, Aparelha Luzia cria campanha para evitar fechamento

por: Gabriela Glette


Idealizado em 2016 pela artista e deputada estadual Erica Malunguinho, o Aparelha Luzia é um espaço artístico-cultural voltado ao movimento negro, que se auto-intitula um “quilombo urbano”. Ambiente de imensa importância cultural no bairro da Barra Funda – São Paulo, entre as atividades gratuitas promovidas pelo lugar, estão shows, exposições, debates e até mesmo exibição de filmes. No entanto, depois de mais de 3 anos de atuação, o Aparelha Luzia lançou uma campanha de financiamento coletivo para evitar o fechamento.

aparelha luzia financiamento 2

O objetivo da campanha é arrecadar 120 mil reais, que serão investidos para melhorar a infraestrutura do local, aprimorar o isolamento acústico e ampliar a cozinha – além de oferecer mais segurança aos frequentadores.

https://www.instagram.com/aparelhaluzia/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Espaço emblemático na cidade de São Paulo, o Aparelha Luzia é um lugar político e acolhedor, não somente para ativistas, professores e alunos, como para artistas. O comediante Yuri Marçal, tem ajudado a promover a campanha e afirmou: “Qualquer pessoa preta que já esteve em São Paulo e já frequentou aquele ambiente sabe o quão acolhedor, o quão verdadeiro, o quão arrepiante é Aparelha Luzia”.

aparelha luzia financiamento 1

Fora ele, outros artistas como Rincon Sapiência, Liniker e Luedji Luna, que iniciou a própria carreira musical em apresentações no espaço, estão apoiando a causa. Em um país com mais de 20 milhões de pessoas que se declaram negras, lugares como o Aparelha Luzia são mais do que necessários. Um espaço de acolhimento, sim. Mas, sobretudo, um espaço de desconstrução e de luta contra o racismo.
https://www.instagram.com/aparelhaluzia/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading

Publicidade

Fotos: Instagram


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Will Smith e tia Vivian fazem as pazes durante reunião de 30 anos de ‘Um Maluco no Pedaço’