Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Brasil é o segundo maior país cristão do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 86,8% do Brasil são cristãos – sendo 64,6% católicos, e 22,2% evangélicos.
E, ao que tudo indica, este número tende a permanecer alto, já que as igrejas estão começando a se adaptar ao mundo tecnológico de hoje. Uma reportagem investigativa da Agênecia A Pública mostra que a A Kuzzma – empresa estrangeira de inteligência artificial, acaba de lançar um serviço de reconhecimento facial voltado para igrejas no Brasil. Com um ar de ‘Black Mirror’, a tecnologia permitirá identificar a assiduidade e até emoção dos fiéis durante cultos sem consentimento expresso.
Parece ‘Black Mirror’, mas é vida real
Com o slogan ‘mude a maneira de operar sua igreja‘, o lançamento, diz a matéria da Pública, foi feito no mês de outubro na 15ª ExpoCristã – maior evento voltado para o público cristão da América Latina. Com a presença do CEO da empresa – Marcelo Scharan, os visitantes ainda puderam assistir uma palestra intitulada ‘Personalização, dados e igreja’. Liberdade, para quê? Mark Zuckerberg não é o único a querer ter o controle total sobre nossas vidas.
Segundo Luís Henrique Sabatine – diretor de desenvolvimento da empresa, em entrevista à Agência a Pública, “hoje em dia quem não deseja ter o controle do seu ambiente? De quem entra e quem sai? Nas igrejas nós constatamos que eles queriam muito saber disso e por isso trouxemos essa tecnologia”.
O reconhecimento facial funciona a partir de uma câmera panorâmica de alta resolução instalada nas igrejas, identificando informações pessoais e assiduidade dos fiéis nos cultos. A partir disso, são gerados relatórios para cada pessoa, incluindo estatísticas sobre seu comportamento e até avisando em casos de atividade considerada anormal.
O serviço oferecido é polêmico, e os representantes da empresa preferiram não dar entrevistas, ao menos durante a feira. No Brasil, a empresa é representada por Marcelo Scharan Augusto, sócio das empresas Eletrica Stillo Ltda., de material elétrico, e Pier Cloud Consultoria Eireli, de serviços de hospedagem em internet e provedor de dados.
A mesma tecnologia também já vem sendo usada há mais de um ano pelo site brasileiro Igreja Mobile, especializado na transmissão de cultos online. O site, como mostra a reportagem, oferece relatórios de quantidade de pessoas presentes, gênero, idade média dos fiéis, assiduidade e análise de sentimento, conforme divulgado no próprio site.
Segundo Sabatine, cerca de 40% dos clientes da Igreja Mobile – 160 igrejas – utilizam o serviço de reconhecimento facial. Segundo o diretor de desenvolvimento da Igreja Mobile, a tecnologia de reconhecimento facial oferecida precisa ser alimentada com dados de fiéis, como nome e foto, para poder gerar os relatórios individuais para cada um. Nesse momento de registro, os fiéis assinam termo consentindo o uso dos dados pela igreja. No entanto, o mesmo não acontece em outras igrejas também usuárias da tecnologia.
Mas, a pergunta que devemos nos fazer é: Assinar um termo de consentimento basta para garantir nossa privacidade? Para a especialista em uso de dados pessoais – Joana Varon, diretora da organização Coding Rights, não. Ela conta em conversa com A Pública que é preciso “saber muito claramente para que fins é a coleta de todos esses dados”, explica Joana, que afirma que o fiel que já frequenta a igreja pode se sentir coagido a aceitar os termos caso deseje continuar frequentando os cultos.
Publicidade
Você é capaz de discernir vídeos reais daqueles editados para parecerem reais? Com o avanço a tecnologia, treinar o...
O dr.consulta nasceu em 2011 na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. O objetivo era oferecer atendimento médico...
Pronto, você não precisa mais ir para o Egito para visitar a tumba da rainha Nefertari, esposa do faraó Ramsés...
O Dia das Bruxas já passou, mas o mais recente lançamento da Toyota promete fazer qualquer um sentir o toque de magia...
Nos últimos anos, diversas marcas têm criado ou colaborado com influenciadores virtuais como estratégia de marketing...
Sua internet pega na sala, mas não no quarto. Você precisa sair de um ambiente toda vez que vai fazer uma call. Já...
“Haja coração”. O perfil no Instagram do maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins não poderia ter...
Engenheiros do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, desenvolveram uma nova maneira de remover o dióxido de...
Os fãs da Nintendo que ainda não têm um Nintendo Switch não podem deixar essa promoção passar. O console mais...