Futuro

Reposição obrigatória de peças por 7 a 10 anos é nova aposta da UE para redução de lixo

por: Redação Hypeness

Falar sobre poluição, mudanças climáticas, ecologia e o impacto humano sobre o meio ambiente é falar sobre consumo – e sobre como o mercado e certas orientações de produção e venda são hoje determinantes para o cenário ecológico apocalíptico em que nos encontramos. A redução de emissão de gases poluentes e o combate ao desperdício são pontos fundamentais contra os quais algumas medidas importantes vem sendo realizadas, mas a União Europeia enfim parece ter compreendido que o principal inimigo do planeta é mesmo o consumismo – e a nova regulação proposta pela Comissão Europeia pretende ser uma primeira mudança fundamental em tal lógica.

A nova regulação pretende estabelecer o que ficou conhecido como “Ecodesign”, impondo às empresas uma nova maneira de produzir e vender produtos, a fim de reduzir o desperdício e tornar os produtos mais duráveis. Para tal, regras serão impostas para que as marcas desenvolvam e produzam mais peças substituíveis ou reparáveis principalmente em eletrônicos de todos os tipos. Até pouco tempo, afinal, os produtos claramente duravam muito mais do que hoje duram – e o despejo de produtos inutilizados é um dos piores impactos ecológicos da atualidade.

Com tal medida, intitulada “Regulation Laying down ecodesign requirements” (Regulação estabelecendo exigências de ecodesign, em tradução livre) a Comissão Europeia pretende, reduzir a emissão de CO2 em 46 milhões de toneladas e salvar energia e água, tornando essa a medida mais eficaz de toda a Europa. A ideia é que as empresas tenham de oferecer peças substituíveis e a manutenção dos produtos por entre 7 a 10 anos após a compra, repensando assim a política de obsolescência programada e atacando o problema ecológico diretamente na fonte: o consumo.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Aéreas proíbem venda de álcool em aviões para ajudar a conter coronavírus