Arte

Rihanna cria coleção de jóias artísticas para homenagear a beleza negra

por: Yuri Ferreira

A nossa tão amada Rihanna lançou uma nova coleção de joias com a Fenty. A linha Cameo busca honrar e homenagear a beleza das mulheres negras, utilizando referências cruzadas de culturas de origem africana.

“É um emblema de coragem, elevação, criatividade e alegria”, descrever a marca em seu Instagram. Riri é a dona da Fenty e assina todos os produtos da marca. De acordo com a VOGUE, os produtos da linha Cameo são todos feitos com continhas de vidro e pequenas pérolas, e cheios de delicadeza, conseguem traduzir a força estética que Rihanna deseja imprimir na sua obra.

As peças – pingentes, broches, brincos e anéis – são vendidas pelo site da própria Fenty e os valores vão de US$ 340 até US$530, ou em reais brasileiros, vão de R$ 1350 até R$ 2100. A ideia de Rihanna com a coleção é fortalecer também outros artistas e profissionais negros.

“Cameo” significa camafeu, que não é o doce. Camafeu é uma espécie de técnica de escultura em joia que usa diferentes cores. A prática surgiu no período helenístico da Grécia Antiga, que é um objeto de estudo da cantora em seus projetos.

A grife de Rihanna, Fenty, é a primeira a ser comandada por uma mulher negra. Além disso, a cantora e atriz sempre acreditou no potencial político de suas obras. Rihanna utilizou uma modelo de 67 em um desfile como forma de incluir a beleza da terceira idade em seu trabalho. Ela não tem medo de ousar: ela já fez até uma linha de produtos inspirados em sadomasoquismo com sua marca.

O fotógrafo da coleção é o nigeriano Ruth Ossai e o cabeleireiro da coleção é Issac Poleon, que também já trabalhou com a DAZED, com a Madonna e vários outros artistas, grifes e veículos de alta escalão. O resultado é inegavelmente bom, e realmente traduz a força e o poder que Rihanna deseja inspirar nas consumidoras em potencial.

Dá uma olhada nas fotos das peças:

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Fotos: © Ruth Ossai


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @yurifen.

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