Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A startup Air Protein, sediada nos EUA, revelou que fez a primeira ‘carne à base de ar‘ do mundo. Pera, vamos explicar: o produto desenvolvido pela empresa é uma proteína igual à da carne bovina, obtida através de microorganismos que ingerem CO2 – dióxido de carbono – e transformam a substância em proteína.
A proteína de ar é bastante completa nutricionalmente e contém vitamina B12, que não existe em alimentos de origem vegetal. O novo produto causará um grande impacto na indústria de carnes sem origem animal, porque ela pode substituir a dependência completa nutricional de vegetais que substituem ou imitam a carne bovina, suína ou de aves.
A carne da Air Protein é extraída do ar
O novo produto é baseado em uma antiga tecnologia desenvolvida pela NASA – que esteve em testes desde os anos 1960. Com algumas soluções minerais misturadas ao dióxido de carbono, os microorganismos ingerem a solução e é possível extrair uma farinha de proteína, que poderá ser usada em carnes, barrinhas de cereal e vários outros tipos de alimento, podendo funcionar como um substitutivo nutricional para milhares de pessoas ao redor do mundo.
A proteína extraída pela Air Protein
Muitas empresas e universidades tem avançado em pesquisas para expandir a indústria de carne de origem não animal. A intenção é reduzir processos de agropecuária que são danosos ao meio ambiente, responsáveis pelo desmatamento e aceleradores do aquecimento global. Com menos “plantações de gado”, menos emissões de gases poluentes e menor a necessidade de plantio de soja – um dos principais catalisadores do desmatamento no mundo.
Cerca de 14% da população brasileira é vegetariana. O Brasil ainda é um dos maiores consumidores de carne do mundo, mas o cenário vem mudando. Os hábitos alimentares da população – especialmente urbana – tem se virando para práticas mais conscientes. O país segue sendo um dos maiores expotadores de carne do planeta, tendo Rússia, China e EUA como principais compradores dos animais brasileiros.
A pesquisa para substituição da carne no Brasil tem crescido também. A gente experimentou o hambúrguer vegano de laboratório, o Futuro Burguer, para entender qual é o sabor da inovação, produzida aqui no Brasil em uma fazenda no Rio de Janeiro.
O Futuro Burguer é um sucesso vegano
A Behind The Foods é uma outra foodtech que entrou no Brasil para tentar mudar o cenário da alimentação no Brasil, buscando produzir hamburgueres, linguiças e carne moída sem a necessidade de matar nenhum animal para realizar sua produção.
Grandes empresas também estão aderindo a nova tendência: o Burguer King criou o Rebel Whopper, que tem como intenção mostrar ao cliente carnívoro que seu hambúrguer vegetariano é indiferenciável do hambúrguer de carne. A rede é pioneira em lanches vegetarianos nos fast-foods aqui em nosso país.
Publicidade
Uma nova pesquisa, realizada por uma equipe internacional de cientistas, foi capaz de refinar e detalhar melhor as...
O mergulhador Kihachiro Aratake estava à procura de tubarões em um arquipélago ao sul do Japão quando, sem querer,...
Apesar do anúncio dos excelentes resultados obtidos pela CoronaVac ter sido feito com somente uma mulher na equipe,...
O Departamento de Saúde da Flórida confirmou a existência de rara ameba 'comedora de cérebro' no condado de...
A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) ficou em estado de alerta por conta de um incidente...
O alarme sobre a relação entre a mucormicose e a Covid-19 se acendeu recentemente na Índia, onde mais de 9 mil casos...
Os primeiros casos de uma nova variante do vírus causador da Covid-19 no Brasil foram confirmados recentemente....
Um grupo de cientistas do Observatório Nanohertz para Ondas Gravitacionais da América do Norte (NANOGrav) publicou um...
Sempre que o Ministério da Saúde divulga o total de óbitos e casos confirmados em 24 horas, surge alguém falando...