Cobertura Hypeness

Universitários se enfrentam em desafio de design sustentável e quem ganha é o planeta

por: Redação Hypeness

O Hypeness foi conferir o ‘Desafio de Design Braskem’, em parceria com a Kimberly Clark. Os competidores, jovens talentos universitários, receberam uma difícil tarefa: criar, em apenas três dias, novas soluções sustentáveis de design para embalagens de papel higiênico. 

Empolgados com o desafio, os estudantes não escondiam o nervosismo, afinal a responsabilidade era grande. Estavam buscando soluções para uma grande marca, usada por milhões de pessoas. Para o estudante Matias Cipolatti, a sustentabilidade depende de cada indivíduo: “Um evento como esse que traz oportunidade para alunos, divulga o tema e conscientiza as pessoas, além de tentar trazer soluções. Ainda mais quando você está falando com a geração atual. Nós somos o futuro…”.

 A universitária Helena Malacrida estava animada com a oportunidade, mas ciente da importante tarefa: “Eu me sinto feliz. Nós como designers temos uma responsabilidade muito grande. Nós somos o futuro, nós vamos pensar nas embalagens do futuro. 

Especialista em Avaliação de Ciclo de Vida na Braskem, Yuki Hamilton Onda Kabe voltou ao evento com sua palestra sobre Ciclo de Vida, cheia de informações que deixaram os alunos intrigados. Ele explicou como a preguiça é importante para o êxito.

“A vontade de fazer menos esforço, move a inovação. A roda, primeira grande invenção da humanidade, vem da preguiça de transformar grandes cargas. A história da tecnologia está cheia de exemplos de inovações motivada pela preguiça”, discursou aos alunos. Outro ponto importante da palestra foi sobre desperdício de alimento. Yuki revelou que o alimento desperdiçado no mundo alimentaria todos que passam fome. Ou seja, é uma questão de logística e dependemos das gerações futuras para reparar esse erro. 

Yuri Tomina, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Braskem, conversou com os alunos e exibiu a palestra sobre Design for Environment. Ao Hypeness, comentou sobre o conteúdo.

“O que a gente tem aqui é a combinação de toda a cadeia, desde o fabricante de matéria prima, com os designers, responsáveis pelo produto, todos trabalhando juntos, contribuindo um com um outro para reduzir o impacto ambiental. É fundamental repensar o design para uma economia circular, uma economia linear, para atender toda a demanda”.

Sobre o evento, Yuri explicou a escolha do formato. “É muito positivo… Mais que sair com a solução hoje, vamos sair com 24 futuros designers, que vão carregar esses conceitos em suas carreiras e usar isso no futuro. Ou seja, vamos sair com dois resultados positivos”, comemorou. 

Em todos esses dias de desafio, uma mensagem ficou clara: desenvolver e estimular a criação de soluções sustentáveis utilizando o plástico como ponto de partida e promovendo a troca de informações  entre designers e engenheiros, é uma solução inteligente e que funciona. A Braskem finalizou a última etapa dos desafios com êxito, afinal, todos os participantes, incluindo parceiros e palestrantes, saíram de lá com muito mais conhecimento. Além disso, cumpriu com seu principal objetivo: conectar toda cadeia produtiva chegando mais perto do consumidor final, trazendo novas soluções para embalagens sustentáveis. Seja na utilização correta de produtos, para aumentar sua reciclabilidade ou no reuso da embalagem.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como o Rio Jundiaí foi despoluído e voltou a ter peixes após 30 anos