Cobertura Hypeness

Universitários se enfrentam em Desafio de Design sustentável

por: Redação Hypeness

O Hypeness foi conferir o Desafio de Design Braskem. Em sua sétima edição, o  projeto propõe que jovens talentos universitários criem novas soluções de design  que reduzem o impacto ambiental de produtos que fazem parte do nosso dia a dia.

Este ano, o desafio foi no formato hackathon e propôs o  desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis para creme dental. Participaram seis grupos, de diferentes universidades do Estado de São Paulo, formados por quatro alunos cada. 

Antes do desafio começar, os estudantes assistiram a diversas palestras que apresentaram conceitos como Design for Environment, Avaliação de Ciclo de Vida e Economia Circular. Todas elas contaram com profissionais referência no setor, que também estavam ali para auxiliar os estudantes para a tão aguardada tarefa: resolver o problema real de uma grande empresa. 

Especialista em Avaliação de Ciclo de Vida na Braskem, Yuki Hamilton Onda Kabe foi um dos palestrantes que mais chamou a atenção pelo conteúdo apresentado aos alunos. Boa parte de sua palestra teve como foco o plástico e mostrou como esse material pode ser uma alternativa no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Segundo ele, “o desafio da indústria de plástico hoje é se reinventar”.

Para Yuki, o consumo consciente é a prioridade. “Depois a gente reutiliza, recicla, faz a disposição final. Mas o primeiro item é questionar nossos hábitos, saber se o impacto ambiental que eu causo pela minha comodidade vale a pena ou não”, disse. Ele ainda falou sobre um futuro mais sustentável. “Eu espero que a gente precise de receita [médica] para comprar canudinho. É um produto totalmente supérfluo. Se você não estiver doente, ou não for uma criança, você não precisa de canudo”

Outros palestrantes também participaram do hackathon, levando informações importantes não apenas aos universitários, mas de interesse geral. Fatos que comprovam que nós, seres humanos, devemos repensar nossos hábitos com urgência. Durante a palestra sobre Economia Circular, foi revelado que seria necessário mais meio Planeta Terra para dar conta do atual padrão de consumo da humanidade. Além disso, a apresentação mostrou que apenas 16% da população é responsável pelo consumo de 78% dos recursos disponíveis. Um cenário preocupante, assim como o aquecimento global. De 1880 a 2012, a média global de temperatura aumentou 0.85 °C e isso é muita coisa. 

Tendo isso em vista, a fabricação de embalagens de plástico se torna uma responsabilidade ainda maior. Afinal, é na etapa do design que 80% do impacto ambiental é definido. Sabendo de tudo isso, os universitários estavam ainda mais apreensivos para o desafio, como contou Milagros Bugallo, estudante da Universidade Mackenzie.

“Tô nervosa, mas empolgada para fazer alguma diferença no mundo. Só de saber que a gente pode ter ideias novas, com pessoas diferentes, mentes diferentes é muito bom. O mundo está se acabando por conta da poluição e tantas outras coisas. Por meio do design a gente pode encontrar soluções que mudem o cenário, que possam dar uma equilibrada nos problemas, fazer uma mudança no mundo de forma natural”, contou. 

Não é à toa que a Braskem é a criadora desse evento. A empresa assumiu o compromisso de usar seu know-how para desenvolver e estimular a criação de soluções sustentáveis que tenham o plástico como ponto de partida e que unam o expertise de designers e engenheiros. Para a diretora de marketing Ana Laura Sivieri, o desafio é uma maneira de estimular e olhar o design.

“A Braskem desenvolve o Desafio de Design há alguns anos, mas esse é o primeiro em que a gente faz no formato hackathon. O formato é para entender a demanda desse jovem que é dinâmico, ágil, que faz as coisas acontecerem rapidamente. É muito importante a Braskem conectar toda cadeia produtiva chegando mais perto do consumidor final. Trazendo novas soluções para embalagens sustentáveis. Seja na utilização correta de produtos, para aumentar sua reciclabilidade ou no reuso da embalagem.”

Dia 23 de novembro tem mais um Desafio de Design Braskem e a gente volta para mostrar como foi. Veja o que aconteceu no primeiro dia do evento nos destaques do nosso Instagram. 

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pantone prevê azul e verde como as cores de 2020 pois representam a natureza