Ciência

Vírus da zika pode atuar contra câncer de próstata; confira estudo

por: Redação Hypeness

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) indica que o vírus da zika pode inibir em até 50% a proliferação das células do câncer de próstata. A pesquisa, apoiada pela Fapesp, foi publicada na revista acadêmica Scientific Reports.

Para chegar a essa conclusão, foram realizados experimentos com vírus da zika extraídos de amostras isoladas de um paciente infectado no Ceará. Eles foram cultivados em laboratório e aquecidos a fim de neutralizar seu potencial de causar uma infecção.

Após esse procedimento, o vírus foi exposto a uma cultura de células tumorais durante dois dias. Ao final do período, os pesquisadores notaram que as células que estiveram em contato com o vírus inativo apresentaram um crescimento 50% menor.

Agora, deverão ser iniciados testes em animais para verificar se os resultados permanecem inalterados. Caso passe desta fase, a pesquisa deverá partir para a fase de realização de ensaios clínicos – e, quem sabe, se torne uma aliada no combate ao câncer de próstata.

Publicidade

Foto: Health.mil


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nasa transmite na madrugada maior pico de estrelas cadentes do ano e espera 15 meteoros por hora