Criatividade

6 dicas para aumentar a criatividade e pensar fora da caixinha

por: Redação Hypeness

Podemos até não exercitá-la, mas a verdade é que a criatividade é uma característica inerente a todo ser humano. Cada pessoa têm a capacidade de pensar “fora da caixinha”, embora algumas estimulem essa habilidade mais do que outras.

E você? Quer ativar o seu lado criativo e deixar as ideias rolarem soltas? Então se liga nestas dicas infalíveis!

Contato com a natureza

Diversas pesquisas apontam que o contato com a natureza estimula a criatividade. Um estudo da Universidade do Kansas indica que, após três dias acampando em uma floresta, as pessoas apresentaram uma melhora de 50% nesse quesito.

As novas ideias vêm acompanhadas de uma redução na pressão arterial, diminuição da frequência cardíaca e também nos hormônios relacionados ao estresse na corrente sanguínea. Maravilha, né?

“Criatividade não precisa de limites”. Foto: The Creative Exchange

C-O-P-I-E

Como assiiim? Pois é, o conselho aqui não é ser antiético e roubar o trabalho dos amiguinhos. Pelo contrário.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tóquio aponta que a imitação pode ser uma propulsora da criatividade, principalmente no meio artístico.

Para provar esse ponto, estudantes de arte foram convidados a copiar uma obra abstrata, pensando na intenção do artista. Posteriormente, eles tinham que criar suas próprias obras. Surpreendentemente, esse movimento fez com que seus trabalhos fossem muito mais criativos do que de outros alunos que não haviam copiado ninguém.

Tablets com S Pen são recursos que proporcionam melhora na sua produtividade e no processo criativo, pois permitem copiar, colar ou recortar e, com isso, podem estimular ainda mais o exercício da criatividade.

Viaje

Parece clichê, mas eu juro que essa ideia tem embasamento científico. Uma pesquisa realizada com estudantes americanos comparou testes de criatividade de jovens que haviam feito intercâmbio para a Inglaterra durante a faculdade com os de outros alunos que não se uniram à viagem.

Não precisa nem pensar duas vezes para saber quem obteve os melhores resultados, não é mesmo?

Saia da rotina

Uma hipótese sobre o porquê viajar faz tão bem para a criatividade é o fato de que isso nos distancia da rotina. Então, quando não sobra tempo ou dinheiro para viajar pelo mundo, basta fazer algumas pequenas mudanças nos hábitos para perceber bons resultados.

Veja filmes diferentes dos que está acostumado, leia mais, aprenda a cozinhar um novo prato. Tudo isso pode trazer ideias frescas para sua mente.

Beba cerveja

Peraí, será que beber vai mesmo te deixar mais criativo? Na medida certa, sim.

Um estudo publicado pela revista “Consciousness and Cognition” indica que beber 350 ml de cerveja para mulheres a 500 ml para homens diariamente tem o poder de aumentar a nossa criatividade. Tim- tim!

Jogue

De novo, as universidades americanas saem na frente quando se trata de pesquisar formas de aumentar nossa criatividade. A conclusão dos pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa é que jogos eletrônicos com grande liberdade de criação são ótimos para estimular essa habilidade.

Segundo um estudo conduzido pela instituição, jogadores de Minecraft se mostraram mais criativos do que pessoas que não jogavam. Reservar um tempo da rotina para se divertir com os games é uma ótima maneira de exercitar o cérebro. Devices leves dão mais mobilidade e portabilidade. Perfeitos para jogar onde estiver.

Desenvolver a criatividade requer treinar a mente para que ela tenha um arsenal de informações, conhecimento e referências que sejam acionadas quando é preciso trabalhar o lado criativo, seja na vida pessoal ou no trabalho.

A tecnologia é tão inerente ao ser humano quanto a criatividade. Por isso, utilize soluções tecnológicas para desenvolver seu intelecto. O uso de soluções, como tablets, tornou a nossa vida cada vez mais prática e funcional.

Muitos deles possuem funções iguais ou até mesmo superiores aos desktops. Você pode usá-los em qualquer situação. Seja para tratar fotos e criar imagens, assistir a conteúdos no YouTube, editar vídeos, entre outras formas de exercitar a sua criatividade.

O que não falta é opção para se inspirar. Comece agora a pensar fora da caixinha, e tenha uma vida repleta de boas ideias!

Publicidade

Fotos: Divulgação Samsung, exceto quando especificado


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Giro de Conhecimento’ reúne mais de 500 lives gratuitas de universidades renomadas