Criatividade

Campanha ácida cria brinquedos oleosos ‘para quem não pensa no futuro’

por: Redação Hypeness

Se o tratamento que o governo federal ofereceu pra uma das maiores tragédias ambientais do Brasil foi uma piada, é assim que ele será tratado – esse é o espírito da campanha que o Instituto Internacional Arayara, a ONG 350.org e o Observatório do Petróleo e Gás criaram em parceria para protestar contra o risível empenho oferecido pelo governo para conter o vazamento de óleo que tomou conta das praias do Nordeste e Sudeste desde agosto de 2019. Para tal, um vídeo simula uma propaganda de uma série de brinquedos temáticos e animais de pelúcia com um diferencial nada especial: todos estão banhados em óleo.

O nome não poderia ser mais apropriado e trágico: Oil Toys, ou brinquedos de óleo. “Chegaram os Oil Toys, a linha de brinquedos afetados pelo maior vazamento de óleo do país”, diz o apresentador da propaganda. Os”brinquedos” são 04 animais de pelúcia cobertos por manchas pretas: o tartarugóleo, o baleióleo, o polvóleo, e o cavóleo marinho.

Enquanto simula uma locução típica de publicidades infantis, uma série de legendas coloridas e animadas lembram a dimensão da tragédia: mais de 10 mil toneladas de óleo derramadas, afetando mais de 800 localidades e milhões de pessoas. As pelúcias serão distribuídas para “celebridades, influenciadores e políticos”, e a campanha é uma criação da Innocean Brasil.

“Oil Toys é o brinquedo perfeito para as crianças curtirem o verão no litoral brasileiro”, segue a locução, mostrando pelúcias de uma tartaruga, uma baleia, um polvo e um cavalo-marinho cobertos de óleo. “Porque quanto menos o governo se esforça para conter o vazamento, mais animais morrem”, diz o apresentador, com a animação irônica de quem anuncia “a linha de brinquedos de quem não pensa nas futuras gerações”. Em seguida, porém, a legenda esclarece: não deixe o maior vazamento de óleo do país virar brincadeira, e convida o espectador a assinar uma petição – para mostrar o impacto real, sobre animais reais, em um final tão trágico quanto a demora e a absoluta irresponsabilidade federal.

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mercado cria ‘leve mais pague mais’ para compras de álcool gel na Dinamarca