Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Há séculos que as fábulas infantis ajudam a divertir e estimular a imaginação da criançada, mas também a povoar noções sociais diversas para o adulto que as crianças serão – para o bem e para o mal. Os mais populares contos de fadas, quando vistos sob a perspectiva de hoje, são também responsáveis pela propagação de diversos estereótipos e preconceitos, principalmente no que diz respeito às desigualdades de gênero e ao machismo. Foi para combater essas ideias sem abrir mão da magia que tais narrativas oferecem que um pai decidiu criar o projeto “Fairy Tales Retold”, ou Contos de Fada Recontados, adaptando as histórias originais para a realidade e as necessidades atuais, sob a premissa de que “mudar uma palavra pode mudar tudo” – e a primeira história adaptada por Stephan Kalinski foi o clássico Branca de Neve e os Sete Anões.
No lugar de uma princesa linda, ingênua e indefesa que é recompensada por sua beleza, Branca de Neve se transforma em uma empoderado e corajosa heroína. O projeto nasceu, portanto, de um hábito: quando ia ler as mesmas histórias que cresceu ouvindo de seus pais, Stephan acabava por edita-las para que passassem mensagens que considerava mais adequadas.
“Stephan realmente lutou para encontrar contos de fadas que pudesse ler para suas crianças sem reforçar estereótipos negativos sobre o mundo” diz Iain Boterrill, professor de geografia em Londres e co-autor do livro. “Algumas das grandes histórias infantis, que foram lidas por gerações, são lindas na superfície mas possuem um lado sombrio no que diz respeito às questões de gênero e igualdade”, contou.
Os “novos” sete anões
Além de transformar as noções patriarcais de dependência feminina de personagens masculinos, da cozinha e da limpeza das casas – e a protagonista se torna, portanto, uma mulher corajosa, inteligente e aventureira – a questão da diversidade étnica e de gênero é também contemplada na nova versão: os sete anões vêm, entre homens e mulheres, cores e orientações diversas, dos 7 cantos do planeta.
Stephan e Iain, autores do livro, e Claudia, a ilustradora italiana
Sem spoilers, mas até mesmo a maior cena da história original é readaptada – vale a pena ver a nova versão, publicada em inglês, no site Bored Panda – ou adquirir o livro no site do projeto.
Publicidade
Movida a água e energia solar, uma embarcação de porte razoável promete ser a solução para limpar rios poluídos....
Para dar mais sentido na afirmação que “o cachorro é o melhor amigo do homem”, uma empresa de lavanderia do...
Não julgue um livro pela capa! É desta maneira que a Biblioteca Humana se apresenta em seu site oficial. Fundada em...
Esse é um dos clipes/propagandas mais sensacionais que eu já vi. O segundo também é o do OK GO, aquele das...
Se você sente que um simples café já não te mantém concentrado e bem acordado ao longo do dia, dê uma chance...
Depois de mostrarmos algumas escolas inovadoras pelo mundo, incluindo as brasileiras, eis que surge uma ótima notícia...
Você já deve ter reparado que as mulheres, em geral, costumam estar muito mais cansadas que seus companheiros. E, a...
Há mais de uma década, a sonda Juno, da agência espacial norte-americana, está em missão em Júpiter. A cada 53...
As primeiras menstruações não são um período fácil para nenhuma adolescente. Mas quando essas meninas vivem em...