Tecnologia

Como o ‘Do It Yourself’ está aproximando a tecnologia das pessoas

por: Redação Hypeness

O “Do It Yourself” sempre existiu, mas ganhou força nos últimos anos. Se antes algumas coisas eram feitas em casa por necessidade, hoje o toque personalizado e a criatividade que envolve fazer algo com as próprias mãos virou tendência. 

Há quem se inspire para decorar a própria casa ou arrisque um pouco além no campo da tecnologia, produzindo gadgets como uma câmera fotográfica impressa em 3D ou mesmo um amplificador de som caseiro. De olho nesse nicho, empresas já oferecem produtos que podem ser montados em casa para quem pretende começar a se aventurar no DIY.

A empresa americana BZB Cabins and Outdoors lançou recentemente uma coleção de kits de sauna que podem ser montados por duas pessoas em poucas horas. No Brasil, a cultura maker vem sendo amplificada pela Protto. Lançada em 2018, a empresa acaba de divulgar seu primeiro produto, a Alva, uma luminária eletrônica para ser montada em casa. 

O gadget resume bem a proposta da Protto, que é de estimular processos de aprendizado que envolvam a tecnologia. Para que isso seja possível, a Alva chega à casa dos consumidores desmontada e é acompanhada de um passo a passo que ensina o usuário a montar a parte estrutural, elétrica, eletrônica e o acabamento da luminária. 

Ela “ajuda no aprendizado, transforma o conceito de que tecnologia é para poucos, além de proporcionar conexão social, já que pode-se montar em grupo, seja entre amigos, familiares, etc.”, conforme lembra Gianpaolo Papaiz, 25, fundador e CEO da Protto.

A montagem é feita no tempo de cada pessoa e passa por seis fases, que vão desde a estrutura até o acabamento, passando pela instalação de componentes eletrônicos. Depois de pronta, os usuários podem levar a experiência a outro nível, hackeando o código da Alva

Resultado de imagem para alva luminaria gif

A luminária tem uma interface programável de um Arduino. Assim, basta conectá-lo a qualquer computador por meio do cabo USB fornecido no kit e, com ajuda do software Arduino IDE, criar, alterar ou transferir códigos. Embora não faça parte do processo inicial de montagem, esse hackeamento expande ainda mais a experiência dos usuários, que podem criar novos usos para o gadget. 

A Alva já pode ser adquirida pelo e-commerce da Protto, por R$ 680. Após montada, ela pode ser controlada usando o aplicativo Alva App, por meio do qual é possível realizar o acendimento e apagamento remoto da luz, criar uma mensagem personalizada para exibir na Alva, configurar um alarme luminoso, entre outras coisas. 

Para adquirir a sua, clica aqui!

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Siri’ evita que jovem afunde com o carro em rio