Ciência

Como os materiais magnéticos podem ajudar a remover o petróleo da água

06 • 12 • 2019 às 05:22
Atualizada em 09 • 12 • 2019 às 20:45
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Pesquisadores da Univerisdade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão desenvolvendo um material magnético que possa auxiliar na remoção do petróleo da água. A solução seria de grande ajuda em casos de derramamento como o ocorrido no litoral brasileiro nos últimos meses.

Tratam-se de materiais híbridos compostos por magnetita e biomassa de levedura resultante de resíduos da fermentação na indústria de etanol. Essa junção dá origem aos chamados bionanocompósitos, que podem ser usados para remover petróleo cru e outros tipos de óleos da água.

Testes de laboratório apontaram que o método possui uma eficácia na remoção do petróleo e de óleo de motor novo em torno de 55% a 89% após dois minutos de contato com estas substâncias. Para a remoção de óleo de motor usado, a eficácia foi de 69%.

O próximo passo será testar o material em situações reais. Para isso, será realizada uma prova no litoral do Ceará, quando será possível avaliar sua eficácia na remoção do óleo que afeta as praias do Nordeste.

Como são feitas de compostos encontrados na natureza, as partículas nanomagnéticas não oferecem mais riscos ao meio ambiente. Além disso, a expectativa dos pesquisadores é que o método de remoção seja usado após uma etapa inicial, em que óleo, água e detritos seriam coletados por skimmers, uma espécie de esteira especial que carrega estes materiais até o interior de uma embarcação. As informações são do Ciclo Vivo.

Veja o funcionamento no vídeo abaixo

Publicidade

Canais Especiais Hypeness