Inspiração

Conheça o casal de idosos que vendeu tudo para viajar o mundo de motocicleta

10 • 12 • 2019 às 17:07 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Quem procurava um projeto de vida para almejar e conquistar, finalmente encontrou – em um casal de uruguaios que vivia no Maranhão há 40 anos. Serafim Fernandéz, de 72 anos, e Shirley Elena, de 70 anos, decidiram enfrentar o tédio da vida cotidiana finalmente realizando um sonho antigo, largando tudo, vendendo os pertences e subindo em uma motocicleta para viverem na estrada. Em junho de 2017, o casal embarcou em uma viagem pelo mundo, sem destino definido nem prazo para a volta.

O casal trabalhou a vida toda com hotelaria e turismo, não teve filhos e nem acumulou patrimônios especiais – e, assim, venderam os móveis e bens mais imediatos para investirem na motocicleta. O primeiro plano é conhecer todas as capitais brasileiras, e para isso o casal viaja cerca de 200 a 300 km/h diariamente. A viagem é feita com o mínimo de consumo possível, com o objetivo somente mesmo de viajar e conhecer lugares. “Me sinto livre pela primeira vez porque a gente sempre cuidou dos outros, fazendo serviços para outros, com qualidade. Tudo tinha que ser certinho. Hoje nós continuamos fazendo as coisas direito, mas para a gente e de uma forma espontânea”, contou Fernandéz, em entrevista.

A viagem começou em Pinheiro, no Maranhão, e seguiu como primeiro destino para Palmas, no Tocantins. O projeto, apropriadamente intitulado “My Big Dream”, ou Meu Grande Sonho, viveu um contratempo: enquanto realizavam exames para fazer a trajetória Ushuaia-Alaska, Shirley descobriu um câncer de mama.

Em Santa Catarina a motoqueira vem realizando sessões de quimioterapia para, assim que alcançar a alta, seguir viagem. “Estamos vivendo de forma intensa e diferente do que tínhamos vivido e agora nos libertamos. Estamos completamente livres e nossa casa agora é a moto. Isso está sendo fantástico”, disse Shirley.

Publicidade

© fotos: divulgação/Facebook


Canais Especiais Hypeness