Inspiração

Conheça o primeiro advogado indígena do Tocantins aprovado na OAB

Gabriela Glette - 04/12/2019 às 18:15

Os indíos do Brasil vivem um genocídio há aproximadamente 500 anos. Como uma maneira de lutar pela garantia dos direitos dos povos indígenas, Rogério Srône Xerente acaba de se tornar o primeiro indígena advogado do estado do Tocantins e ser aprovado no concorrido exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

advogado indígena 1

Rogério tem 32 anos e nasceu na aldeia Funil, no município de Tocantínia. Ele é o décimo primeiro advogado indígena do Brasil, e está comemorando a conquista, tão importante para a proteção de seu próprio povo. O agora advogado possui graduação em Educação Intercultural Indígena, pós-graduação em Culturas e Histórias dos Povos Indígenas e hoje atua como professor em algumas escolas de sua comunidade.

advogado indígena 2

“Ficamos orgulhosos por testemunhar a trajetória vitoriosa de um filho de Tocantínia, oriundo da Nação Xerente que, com seu trabalho e dedicação, vai rompendo barreiras e atingindo seus objetivos”, com estas palavras o secretário de Educação de Tocantínia – André Goveia, lhe parabenizou desejando sucesso em sua carreira como advogado.

advogado indígena 3

Indígenas Ameaçados

Os povos indígenas do Brasil lutam há séculos contra o roubo e invasão de suas terras, assim como para preservar seus costumes e línguas, de imensa importância para a sociedade brasileira. Durante os últimos 100 anos, a maior parte de suas terras foi roubada e transformada em pasto ou imensas plantações.

Recentemente, a tribo Wajãpi ficou conhecida, quando o cacique Emyra Wajãpi foi morto a facadas, evidenciando o risco que as comunidades indígenas estão correndo. Infelizmente, o Brasil não faz questão alguma de preservar esta riquíssima cultura, que deu e continua dando imensas contribuições para nós.

Publicidade

Foto 1: divulgação

Fotos 2 e 3: Marco Aurélio Jacob - Gazeta do Cerrado


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Canais Especiais Hypeness