Inspiração

Conheça o primeiro advogado indígena do Tocantins aprovado na OAB

por: Gabriela Glette

Os indíos do Brasil vivem um genocídio há aproximadamente 500 anos. Como uma maneira de lutar pela garantia dos direitos dos povos indígenas, Rogério Srône Xerente acaba de se tornar o primeiro indígena advogado do estado do Tocantins e ser aprovado no concorrido exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

advogado indígena 1

Rogério tem 32 anos e nasceu na aldeia Funil, no município de Tocantínia. Ele é o décimo primeiro advogado indígena do Brasil, e está comemorando a conquista, tão importante para a proteção de seu próprio povo. O agora advogado possui graduação em Educação Intercultural Indígena, pós-graduação em Culturas e Histórias dos Povos Indígenas e hoje atua como professor em algumas escolas de sua comunidade.

advogado indígena 2

“Ficamos orgulhosos por testemunhar a trajetória vitoriosa de um filho de Tocantínia, oriundo da Nação Xerente que, com seu trabalho e dedicação, vai rompendo barreiras e atingindo seus objetivos”, com estas palavras o secretário de Educação de Tocantínia – André Goveia, lhe parabenizou desejando sucesso em sua carreira como advogado.

advogado indígena 3

Indígenas Ameaçados

Os povos indígenas do Brasil lutam há séculos contra o roubo e invasão de suas terras, assim como para preservar seus costumes e línguas, de imensa importância para a sociedade brasileira. Durante os últimos 100 anos, a maior parte de suas terras foi roubada e transformada em pasto ou imensas plantações.

Recentemente, a tribo Wajãpi ficou conhecida, quando o cacique Emyra Wajãpi foi morto a facadas, evidenciando o risco que as comunidades indígenas estão correndo. Infelizmente, o Brasil não faz questão alguma de preservar esta riquíssima cultura, que deu e continua dando imensas contribuições para nós.

Publicidade

Foto 1: divulgação

Fotos 2 e 3: Marco Aurélio Jacob - Gazeta do Cerrado


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher investe quase R$ 150 mil e gasta mais de 200 horas para tatuar corpo da cabeça aos pés