Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O brasileiro Ricardo Galvão foi escolhido um dos dez nomes mais importantes da ciência pela revista científica Nature, por representar resistência ao atual governo do Brasil. A publicação deu destaque aos números alarmantes sobre o desmatamento no país, contestados pelo Governo e motivadores da discussão pública entre o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o cientista.
Galvão dirigiu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (o Inpe), mas foi exonerado pelo governo de Jair Bolsonaro por divulgar dados de desmatamento da Amazônia.
De acordo com os últimos números do INPE, divulgados em 18 de novembro, foram destruídos 9.762 quilômetros de terra na floresta amazônica — uma área maior que Porto Rico — entre agosto de 2018 e julho de 2019.
– Brasileiros confiam mais em líderes religiosos do que em cientistas
Isso representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior e mais de duas vezes a área foi limpa em 2012. Para a Nature, cientistas e conservacionistas afirmam que a retórica antiambiental de Bolsonaro enviou um sinal aos fazendeiros, agricultores e grileiros de que eles podem mais uma vez limpar a floresta na Amazônia com impunidade.
“O que ele [Ricardo Galvão] não sabia era que se tornaria um tipo de herói, aclamado por seus colegas científicos e por estranhos nas ruas. Uma mulher até o parou no metrô de São Paulo para agradecê-lo por enfrentar Bolsonaro e ajudá-la a entender por que a preservação da Amazônia é importante”, publicou a Nature. O veículo apresentou a lista completa, que também inclui a ativista Greta Thunberg, nesta terça-feira (12).
O texto ainda descreve a noite em claro que Galvão passou ainda no controle do Inpe, após acusação de mentira na divulgação dos dados por parte do presidente brasileiro. Ele levou horas para preparar sua resposta ao político, já antecipando que seria exonerado após torná-la pública. Fora do Inpe, Galvão retornou à USP, onde retomou suas pesquisas no Instituto de Física.
A Nature buscou englobar diversos grandes temas tocados pela ciência ao longo de 2019 para escolher os dez personagens do ano.
– Pesquisador diz que Amazônia pode atingir nível ‘de não retorno’ se desmatamento continuar
Home! pic.twitter.com/ldbMDZL0TP
— Greta Thunberg (@GretaThunberg) December 17, 2019
“Nossa lista explora alguns dos momentos mais importantes da ciência do ano, destacando as pessoas que desempenharam um papel fundamental nesses eventos. Essas histórias vão desde a primeira demonstração de um computador quântico que supera o desempenho de uma máquina convencional até os esforços para combater a mudança climática”, declarou Rich Monastakery, editor-chefe da Nature.
A sueca Greta Thunberg, que neste ano foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, foi reconhecida pela Nature por chamar a atenção para “os fracos esforços das nações para desacelerar o aquecimento global”. Ela também foi descrita como “uma adolescente que chamou atenção para a ciência do clima ao canalizar a raiva de sua geração”.
A jovem também foi criticada pelo presidente do Brasil, que chamou a ativista de “pirralha”. Em resposta, Greta se empoderou da palavra e usou como descrição do seu Twitter, em português mesmo. No dia seguinte, a Revista Time anunciou a sueca como personalidade do ano, título pelo qual Bolsonaro também concorria.
Publicidade
O presidente Jair Bolsonaro, a Ministra da Agricultura Tereza Cristina e o Ministro de Meio Ambiente Ricardo Salles...
Dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio. O que...
Um simples chiclete pode demorar cerca de cinco anos para se decompor. Para lidar com esse problema, um projeto...
Dois metros e 30 quilos: essas eram as medidas do jacaré coroa encontrado na praia de Jaguaripe, na capital da Bahia,...
São Paulo é a nona cidade mais populosa do mundo. Conhecida como 'a terra das oportunidades', o maior centro...
Um biólogo encontrou um jacaré com 320 quilos e 4 metros de comprimento ao lado de uma lagoa no estado de Georgia,...
Notícias boas vindas do Parque Nacional Amboseli, no Quênia: um baby boom de elefantes está por vir. O Fundo...
Autoridades ambientais do governo britânico decidiram praticar a eutanásia em um filhote de baleia Minke que estava...
Ao que parece, a Bela Gil não está sozinha na hora de fazer um churrasco de melancia. O restaurante nova-iorquino...