Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com a proximidade das festas de fim de ano, vêm as reflexões sobre o ano e ficamos mais sensíveis a estimular e participar de iniciativas que promovem a solidariedade e o bem. Pensando nisso, a Círculo S/A, fabricante de produtos para trabalhos manuais, se uniu ao projeto Ponto Firme, liderado pelo estilista Gustavo Silvestre, que ensina crochê para os detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, para realizar uma ação social de Natal.
Os detentos tornaram-se alunos do projeto e confeccionaram bonecos e bichinhos amigurumis – técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. Os brinquedos foram doados a 150 crianças em situação de vulnerabilidade do Instituto C, em São Paulo.
“A capacitação dos internos no desenvolvimento desses amigurumis se torna uma ocupação para eles e também uma possibilidade de geração de renda quando saírem da prisão. É o que ocorre com alguns de nossos egressos que trabalham com o artesanato que aprenderam durante o confinamento com o projeto Ponto Firme”, avalia Gustavo Silvestre.
Criado em 2015, o Projeto Ponto Firme tem como objetivo levar afeto, design e estética para dentro da prisão e promove a transformação social a partir do crochê. Mais de 120 detentos já passaram pelo projeto, que, atualmente, conta com 25 alunos. Já a marca Círculo S/A é especializada em produtos para trabalhos artesanais como crochê, tricô e bordado – e apoia o Ponto Firme desde o início, contribuindo com a doação de novelos e agulhas que são utilizados nas aulas semanais.
– Projeto Ponto Firme: detentos criam peças de crochê para SPFW
Desta vez, além de fios e agulhas, a empresa têxtil disponibilizou também duas professoras parceiras, Marcia Rezende e Cintia Nicolau, para participarem junto com o Gustavo Silvestre das aulas e capacitar os alunos na técnica amigurumi.
Além dos atuais alunos internos, cinco egressos do projeto participaram da ação que, durante um mês, confeccionaram mais de 150 amigurumis.
“Sei que o Ponto Firme conquistou um espaço importantíssimo e está quebrando um padrão ao levar design e estética para dentro da cadeia, algo que nunca havia acontecido. Muita gente acha que é só ‘crochê’, mas não, é uma revolução manual silenciosa. É o design transformando vidas. Além disso, sei que o projeto dá voz a eles. Esse ano, por exemplo, ao nos preparamos para o desfile do São Paulo Fashion Week, também apoiado pela Círculo S/A, ouvi deles que o gostariam transmitir para as pessoas a mensagem de que ainda são seres humanos, uma representação muito forte”, relembra Gustavo Silvestre.
As aulas do Projeto Ponto Firme são realizadas durante o ano todo, semanalmente, sempre às quartas-feiras. Nesses momentos, os alunos também aprendem a confeccionar itens de vestuário e decoração.
Publicidade
Um bebê acabou ganhando fama internet após seus pais compartilharem imagens de seu cabelo nas redes sociais. O...
Uma das bebidas mais consumidas no mundo é o café. Não à toa, quem aprecia a bebida além do hábito diário, gosta...
Não é por acaso que a maioria dos regimes totalitários atacam e muitas vezes destroem as instituições de ensino e...
Dora Figueiredo é um dos principais nomes da internet brasileira nos dias de hoje. A influenciadora e youtuber também...
Casais da ficção tornarem-se também casais na vida real é hábito comum entre atores – e possivelmente não há...
Uma blogueira inglesa pediu às suas seguidoras que dividissem com ela suas aventuras sexuais mais explicitas e...
Ayla Winter-White, de 20 anos, deixou a internet emocionada com tamanha fofura. Em recuperação no hospital após uma...
A ilha de Kihnu, no mar Báltico, é um grito de resistência e resiliência feminina. Com cerca de 700 habitantes, ela...
A jovem Catharina postou uma foto esbanjando seus lindos cabelos cacheados e não imaginou que daria tanta...